Gato entubado em mutirão de castração de Tubarão sofreu três paradas antes de morrer
O pet morreu em uma clínica veterinária
A Rádio Tubá realizou uma reportagem que reportava da morte de dois gatos durante o mutirão de castração realizado em Tubarão na última quinta-feira (24). Um dos gatos morreu após uma suposta “dose maior” de anestesia. No outro caso, um pet faleceu após três paradas cardiorrespiratórias.
Depois de destrinchar a situação de um dos gatos que morreu, na qual a reportagem foi procurada por um dos tutores, uma tutora também denunciou o que diz ser um “descaso” com seu pet.
Segundo ela, a situação é de “indignação e negligência” por parte da equipe responsável pela castração.
A imagem do protocolo do segundo gato que acabou morrendo também foi repassada à Rádio Tubá, e destacava todas as informações, desde o nome e pesagem, até o procedimento anestésico e o cirúrgico a ser realizado.
Porém, no pós-operatório, o pet foi intubado com oxigenoterapia após complicações, além, também, da realização da oximetria de pulso. De acordo com o protocolo, ainda foi realizado uma prova de carga e foi iniciada a respiração espontânea. O gato precisou ser entubada e encaminhada à clínica veterinária, mas não resistiu.
Segundo a dona do gato, o animal teve três paradas cardiorrespiratórias, sendo que uma delas foi ainda antes do procedimento de anestesia do animal para que fosse castrado. No entanto, a equipe não chamou a tutora, informando que o animal sofreu uma parada cardiorrespiratória. Ainda de acordo com ela, a gata teve de ser entubada e levada para uma clínica, mas na locomoção a partir da responsável pelo animal. O gato morreu pouco tempo depois.
“Eu gostaria muito de ter a oportunidade de fazer uma necrópsia para averiguar se realmente foi feita a castração, porque são duas situações diferentes nesse caso. Se realmente a castração foi feita, houve imprudência e negligência, e se não foi feita, é uma mentira apenas para ganharem dinheiro, pois eu tenho em mãos um documento original deles aonde está escrito que foi feita a castração dele”, diz a dona do gato, que faleceu após o mutirão de castração.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias.