Você sabia que hoje é Dia de São Judas Tadeu e São Simão? Saiba a história dos santos
Judas Tadeu é considerado o padroeiro das causas impossíveis
Hoje, dia 28 de outubro, é dia de São Judas Tadeu e São Simão, dois irmãos e discípulos de Jesus Cristo. Ambos também são primos de Jesus. Pelas Escrituras, sabe-se que o pai de Judas Tadeu e Simão, Alfeu, era irmão de São José, enquanto sua mãe, Maria de Cléofas, era prima da Virgem Maria.
Em Tubarão, a igreja São Judas Tadeu, no bairro Dehon, celebrou o dia do padroeiro no sábado (26), durante missa festiva que também ocorreu a inauguração do novo espaço do Sacrário. A igreja é aberta hoje para rezar ao santo até às 17 horas.
A Rádio Tubá explica sobre a história destes dois santos tão populares da Igreja Católica.
Quem foi São Judas Tadeu, padroeiro das causas impossíveis?
São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Jesus. Era filho de Cléofas e de Maria de Cléofas. São Judas era irmão de São Tiago, chamado “O Menor”, e de São Simão. O nome Judas significa “Deus seja louvado”.
São Judas é o autor da menor carta do Novo Testamento: ‘A Carta de Judas’. A epístola de Judas foi escrita com muito amor e dedicação. Judas se preocupava com a pureza da crença na pessoa de Jesus Cristo e com a boa imagem dos cristãos perante a população. Talvez ele até quisesse escrever algo diferente, mas ao ouvir os falsos relatos de alguns cristãos, decidiu escrever esta carta chamando a atenção e alertando toda a Igreja nascente para terem cuidado com os falsos profetas.
A história, baseada nos escritos apócrifos da ‘Paixão de Simão e Judas’, relata que depois de anunciar o Reino de Deus no Egito, Simão encontrou-se com Judas e eles foram evangelizar a Pérsia. Escritos do século VI descrevem o martírio de ambos.
Simão e Judas foram martirizados na Pérsia, na cidade de Sufian. Eles foram mortos por pregarem destemidamente a fé em Jesus Cristo. Muitos persas se converteram para o Cristianismo. Isso incomodou os poderosos da Pérsia. Por conta disso, foram condenados à morte.
Vários estudiosos das escrituras acreditam que São Judas foi decapitado por carrascos que usavam como ferramenta o machado afiado, e por isso, ele segura um machado em mãos em muitas imagens sacras. O corpo de São Judas está sepultado na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Oração de São Judas Tadeu, Patrono dos Casos Desesperados
“São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio. Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível. Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter…) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade. Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honra-vos, como meu especial e poderoso Padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amém.”
A história do irmão São Simão
Simão, palavra hebraica que significa “zeloso”, também era conhecido como Simão, o Zelote. Praticava a obediência, cumprindo os preceitos e compadecendo-se dos aflitos e necessitados. Simão pregou na África e na Grã-Bretanha.
Um dos doze apóstolos, Simão nasceu em Caná, na Galileia. Nos Evangelhos de São Marcos e de São Mateus, seu nome aparece na lista dos apóstolos, mas é citado como “Simão, o cananeu”. (Mateus 10, 4) e (Marcos 3,8).
De acordo com o cronista cristão Hegésipo, Simão teria sofrido seu martírio durante o império do ex-imperador de Roma, Trajano, contando com uma idade de 120 anos. Algumas versões contam que ele teria morrido na cruz, ou sido queimado na fogueira, mas a tradição é de que ele teria sido serrado vivo.
São Simão é muitas vezes representado por uma imagem segurando um livro aberto na mão direita e um longo serrote na mão esquerda, ferramenta utilizada para o seu martírio.
Oração de São Simão
“Simão, apóstolo de Jesus, entra em meu coração, ilumina minha vida com a luz da tua fé. Ensina-me, como vós, a amar Jesus e a seguir suas leis de amor, caridade e verdade. Coloca em meu coração a paz e a paciência, e equilibra meu espírito. Ó São Simão apóstolo, fazei com que eu tome sempre as decisões certas, livrai-me das dúvidas e das incertezas, faça com que eu possa compreender e servir o meu próximo. São Simão, eu (diga seu nome completo) vos peço (faça seu pedido). Esclarece minha alma se esse é o melhor para mim. E se não for, dê-me a compreensão necessária para aceitar os desígnios de Deus. Amém.”
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias.