Vaticano afirma que situação clínica do Papa Francisco é “complexa”

Papa Franciso está internado desde a última semana em um hospital de Roma
O Vaticano informou, nesta segunda-feira (17), que o quadro clínico do Papa Francisco é “complexo” após exames detectarem uma infecção polimicrobiana do trato respiratório.
Diante da situação, o tratamento do pontífice, de 88 anos, foi alterado após o diagnóstico e não há previsão de alta. Ele permanecerá no hospital pelo tempo que for necessário, de acordo com a Santa Sé.
“Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e nesta segunda-feira demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, o que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz o boletim da Sala de Imprensa do Vaticano.
Em sua terceira noite passada no hospital Gemelli, em Roma, o Santo Padre “descansou bem, teve uma noite tranquila e esta manhã tomou café da manhã como nos dias anteriores”, dedicando-se também à leitura de alguns jornais, explicou nesta segunda-feira o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé aos jornalistas. “Os tratamentos prosseguem naturalmente”, precisou Matteo Bruni, e mais informações do ponto de vista médico são esperadas para esta tarde, provavelmente depois das 17h.
O Pontífice permanece, portanto, “sob monitoramento hospitalar”, reiterou o porta-voz do Vaticano, informando – em resposta às perguntas dos jornalistas – que no momento não há previsão sobre sua alta hospitalar e que para o Papa é prescrita a regra de “repouso absoluto” determinado pelos médicos.
Esta é a quarta vez que o Papa Francisco é internado no hospital romano. Ele já havia sido hospitalizado em junho de 2021 para uma cirurgia programada devido a uma estenose diverticular sintomática do cólon, em junho de 2023 para uma cirurgia de “laparotomia e reconstrução da parede abdominal”, e em março de 2023 para exames médicos.
Cancelada Audiência Geral de quarta-feira
Também foi informado que devido à hospitalização do Santo Padre, a Audiência Geral da próxima quarta-feira, 19 de fevereiro, foi cancelada.
Foto: Rafael Uliano
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias