Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família de Tubarão promove palestra em alusão ao Junho Violeta

Junho Violeta alerta para a conscientização e combate à violência contra os idosos


Um evento com muita informação, dinâmica e entretenimento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, para mulheres idosas acompanhadas pelos equipamentos, na tarde desta terça-feira (24), no CRAS da Passagem, com a condução e palestra da assistente social Fabíola Martins.

Com o título: “Junho Violeta: respeito, dignidade e proteção à pessoa idosa”, a palestrante ressaltou a importância da conscientização sobre o respeito e a valorização da pessoa idosa, com foco na garantia de direitos e no fortalecimento do envelhecimento com dignidade.

Durante o encontro, Fabíola fez dinâmicas com as participantes, respondeu aos diversos questionamentos, explicou quais as manifestações de violência, como comportamentos ofensivos e discriminatórios, violências psicológica, física, sexual, patrimonial, financeira e institucional, e a negligência com os cuidados básicos. “Segundo estatística, a violência mais comum contra a pessoa idosa é a negligência, geralmente cometida por familiares”, salienta.

A campanha Junho Violeta, realizada ao longo do mês, é voltada à conscientização sobre o respeito e o combate à violência contra a pessoa idosa. “Precisamos sensibilizar a sociedade da importância da prevenção e do combate aos maus-tratos à pessoa idosa, e, principalmente, ressaltar os seus direitos, valorizando o processo de envelhecimento e fortalecendo as redes de apoio”, enfatiza Fabíola.

Durante todo o mês, haverá uma programação voltada para conscientização da violência contra a pessoa idosa. Para denúncias: Disque 100 (Central de Atendimento à Violência contra Pessoa Idosa) ou procure alguma delegacia, conselho municipal ou o Ministério Público.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias.

Precisa de ajuda?