Profissionais da assistência social de Tubarão participam de capacitação sobre o Serviço de Família Acolhedora

O encontro ocorreu nessa quarta-feira


Durante todo o dia desta quarta-feira (11), gestores municipais, profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado (CREAS) e profissionais dos Serviços de Acolhimento participaram de uma capacitação, no auditório da sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), ministrado pela mestre e doutoranda em Serviço Social, Janice Merigo.

Na condição de presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Amurel (COGEMAS), a secretária de Assistência Social, Mulher e Família, Heloísa Cabral, fez parte da abertura do evento. Na ocasião, a secretária ressaltou a importância da qualificação das profissionais que atuam nesse serviço. “O objetivo do encontro é mobilizar e capacitar as profissionais em busca de novas Famílias Acolhedoras, através de estratégias de sensibilização e engajamento, a partir de uma campanha regional de comunicação”, salienta.

A psicóloga e coordenadora do Serviço Família Acolhedora de Tubarão, Gisele Pickler, destaca a relevância de eventos dessa magnitude. “Se capacitar é de extrema importância para novos conhecimentos e melhoria do SFA”.

O conteúdo programático foi dividido em quatro módulos: marco legal e normativo; mobilização e sensibilização da comunidade; campanha regional e materiais de divulgação e seleção e acompanhamento das famílias. Em cada um, foram discutidas variadas diretrizes, como: conceitos e fundamentação legal do acolhimento familiar; a construção de estratégias de mobilização social; abordagens eficazes para sensibilização de potenciais Famílias Acolhedoras e os critérios e fluxos para seleção delas; o acompanhamento psicossocial e os desafios e soluções na implementação do serviço.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias.

Precisa de ajuda?