Tráfego será liberado de forma controlada pelas faixas centrais do vão estaiado
A concessionária ViaCosteira anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (17), que a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, será reaberta parcialmente ao tráfego neste domingo (19), em horário que ainda será definido. A liberação antecipa o cronograma inicial da empresa, que previa o bloqueio total do trecho até segunda-feira (20).
A decisão foi tomada após engenheiros concluírem inspeções emergenciais e atestarem que a estrutura tem condições de receber o fluxo de forma controlada e sem riscos imprevistos.
Como vai funcionar o tráfego
O retorno dos veículos à principal ponte da região Sul ocorrerá de forma gradual e sob regras estritas que devem durar de 30 a 60 dias. Esse é o período estimado pela concessionária para concluir estudos complementares e avaliar a necessidade de novos reforços.
O desenho do trânsito foi planejado para aliviar o peso sobre as extremidades da estrutura e funcionará da seguinte forma:
Uso das faixas centrais: o fluxo de veículos será canalizado e permitido única e exclusivamente pelas faixas centrais da pista. As faixas da direita (laterais) continuarão totalmente bloqueadas.
Apenas no vão estaiado: esse afunilamento para o centro da pista ocorrerá apenas na seção estaiada – a parte suspensa pelos cabos de aço. No restante da ponte, que possui sustentação por vigas de concreto, o tráfego seguirá normalmente pelas duas faixas.
Cargas pesadas liberadas: caminhões e carretas de grande porte estão autorizados a cruzar a ponte normalmente, desde que respeitem a canalização pelas faixas centrais.
Motivação do bloqueio emergencial
Durante a coletiva de imprensa, a ViaCosteira detalhou os fatores que provocaram o fechamento abrupto da ponte no último dia 9 de julho. O problema está concentrado no chamado Vão 35 C, localizado na parte central da estrutura.
Em 2022, uma fissura nesse mesmo bloco havia rompido dois cabos na base do tabuleiro (pavimento por onde passam os carros). Na época, o local foi reparado com a instalação de 84 cabos menores (cordoalhas) para travar o concreto. A vistoria desta semana mostrou que o conserto realizado há quatro anos segue intacto e sem avarias.
O alerta atual acendeu porque os engenheiros identificaram uma nova fissura em um ponto diferente do antigo. Essa movimentação inédita acabou rompendo alguns filamentos internos das cordoalhas instaladas em 2022. Por precaução, a concessionária optou pelo bloqueio total para analisar o comportamento da estrutura. Os testes e vistorias detalhadas desta semana apontaram que todos os outros pontos de fixação da ponte estão em perfeito estado de conservação.
Situação da Ponte da Cabeçuda
Questionada sobre a segurança da Ponte da Cabeçuda – a travessia antiga que margeia a lagoa e passou a absorver o fluxo local e rotas alternativas -, a ViaCosteira tranquilizou a população. A estrutura recebe manutenção constante, passou por sua última grande revisão em 2024 e está sendo monitorada 24 horas por dia, encontrando-se apta para o uso.
Por fim, a concessionária esclareceu que a recente solicitação de relatórios feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) trata-se apenas de trâmites para a entrega de papéis complementares de engenharia, ressaltando que toda a documentação principal já estava em posse da empresa desde o momento em que assumiu a concessão da BR-101 Sul.







