Número de focos do mosquito da dengue segue estável em Tubarão

Duas pessoas contraíram a doença na cidade


O município de Tubarão divulgou os dados de focos do mosquito da dengue. Atualmente, são dois focos espalhados em alguns bairros da cidade. Os números se mantiveram estáveis.

Um foco foi encontrado no bairro Oficinas e o outro no Centro. Foram registradas ainda três notificações, com dois casos confirmados, sendo ambos alóctones, ou seja, pessoas que contraíram a doença fora de Tubarão, vindo a apresentar os sintomas após retornarem à cidade. Há dois casos descartados, e não existe nenhum caso sob investigação, no momento.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite a febre chikungunya e o zika vírus. Alguns cuidados devem ser necesários para evitar a proliferação deste mosquito.

Saiba os cuidados abaixo:

Evite manter em sua casa, apartamento ou terreno recipientes que possam armazenar água a céu aberto, como latas, baldes, garrafas, vasos de plantas, potes, pneus, caixas d’água destampadas, dentre outros.

Mantenha sempre limpos também terrenos em geral, como pátios e quintais, por exemplo. Limpe, ainda, as calhas, e com frequência, de modo a evitar que galhos e folhas impeçam a água de escoar, de modo a acumulá-la.

Use repelentes como proteção adicional, ao longo de todo o dia, pois este é o período em que o mosquito está mais ativo. Este tipo de produto proporciona mais segurança em relação à picada do inseto. Em tempo, inseticidas também podem ser utilizados, sempre de acordo com suas respectivas instruções. Mosquiteiros podem servir como proteção a pessoas que se encontram em repouso durante o dia, como bebês e acamados.

Sobre os sintomas:

Sintomas como febre alta e persistente, acompanhada de enjoo e vômito, dor de cabeça constante, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, cansaço excessivo e dor nas articulações devem ser percebidos, pois são indicativos de dengue. Neste caso, procure imediatamente um médico.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?