NOTA OFICIAL: estelionatário utiliza a imprensa para aplicar golpes
Assim como muitos portais de notícias, rádios e TVs, a Rádio e TV Tubá cede espaço para todos, desde fontes oficiais e oficiosas, dando voz e vez para a comunidade. A emissora é uma voz que ecoa nas casas, carros e trabalhos há 77 anos, e não por menos, ganhou tanta credibilidade durante toda sua trajetória, como foi muito importante durante a enchente de Tubarão em 1974.
Fazendo o bem em prol da comunidade, divulgando notícias a todo momento, a emissora, na última sexta-feira (13), fez uma reportagem especial, coletando informações e dados necessários sobre um caso de uma criança com câncer.
No entanto, esse caso comovente e a história contada, inclusive nas ondas do 104.9 FM e em nosso site é FALSO. Um homem, que aparentemente se chama Pedro Henrique Silva Castro, compartilhou a história emocionante dele com sua filha, afirmando ter sido abandonado por sua esposa e que cuida da menina desde o acontecimento. Porém, ela supostamente tem um câncer no cérebro e ambos precisavam de ajuda. Não é o caso, e nem de Tubarão eles são, como afirma nossa reportagem.
O estelionatário entrou em contato com um dos números da emissora, e depois com a equipe de reportagem, fazendo esse apelo para que ganhasse um pouco mais de dinheiro às custas de uma mentira. Ele utilizou-se de imagens de outras crianças, expondo alguém inocente para que pudesse aplicar o golpe. Além disso, ele já aplicou golpes em outros estados, como Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Paraná.
A situação chegou à coordenação do Jornalismo somente neste domingo (15), quando uma ouvinte e leitora do site da Rádio Tubá alertou sobre o homem. Ela mesmo afirmou que até o G1 caiu, entre outros muitos sites de notícias relevantes. A reportagem voltou a checar as informações e confirmou que tudo não passava de um golpe. Vários relatos de outras redações colocam que ele também era um suposto pai de um menino, que foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin, (câncer na boca e na garganta) e a esposa havia morrido em 2021 por causa da COVID-19. Esta história também é falsa.
Ele informou números de telefone para que sejam feitas doações via PIX, método muito utilizado no Brasil e que agora é a nova onda de golpes pelo país. Todos os números realmente existem, mas são de um golpista que utiliza da boa vontade da comunidade para benefício próprio.
A Rádio Tubá reitera que, incansavelmente, trabalha levando a informação verdadeira e com credibilidade para seus ouvintes e leitores, e que costumeiramente, checa os dados antes que eles sejam publicados ou falados no rádio. Neste caso não foi diferente. A equipe de reportagem conversou com esse suposto pai, que enviou fotos e gravou áudios, descrevendo a situação para comover e ganhar doações a partir de uma mentira.
Pedimos que, quem leu e se sentiu tocado pela história, não faça qualquer doação, e caso já a tenha realizado, entre em contato com as autoridades competentes e denuncie o seguinte número: 48 991994890.
A Rádio Tubá reforça o compromisso de difundir as boas notícias, lutando para promover a verdade e um amanhã melhor para todo o mundo. Assim deve ser o papel da imprensa para sempre.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias