Igreja Católica celebra Dia de Todos os Santos

Data antecede o Dia de Finados.


Neste 1º de novembro é Dia de Todos os Santos, data celebrada pela Igreja Católica. Segundo a tradição, a data faz “embate” com o 31 de outubro, o Halloween, porque os celtas ingleses (pagãos) celebravam as bruxas e os espíritos que vinham se alimentar e assustar as pessoas nesta noite.

O site Vatican News, portal de informação do Vaticano, explica que ainda no século IV teve início a comemoração dos fiéis mártires, e, posteriormente, a data, entre 731 a 741 d.C, o Papa Gregório III definiu 1º de novembro como Dia de Todos os Santos. 

“No século IV, teve início a comemoração dos fiéis mártires. Os primeiros sinais da celebração encontramos em Antioquia, no domingo após o dia de Pentecostes. Entre os séculos VIII e IX, a festa começou a se espalhar pela Europa e, em Roma, o papa Gregório III (731-741) escolheu o dia 1º de novembro como a data que coincidia com a consagração de uma capela, na Basílica de São Pedro, dedicada às relíquias “dos santos Apóstolos e de todos os Santos mártires e confessores, e a todos os justos, que descansam em paz no mundo”. 

Oração de Todos os Santos

“Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo, santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas. Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.”

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?