Hospital Nossa Senhora da Conceição negocia contrato SUS para manter atendimentos à população

Instituição hospitalar, em nota, ainda informa que não há nenhuma dívida milionária
Após notícias circularem de que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, poderia fechar as portas, a instituição, em comunicado exclusivo para a Rádio Tubá, informou que tudo se trata de uma inverdade. Foi veiculado durante manhã desta terça-feira (23) que o hospital teria uma dívida de R$ 75,6 milhões. No entanto, segundo a instituição, este é um déficit projetado para 2024.
De acordo com o hospital, o montante se deve ao “grave desequilíbrio econômico na prestação de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) que compõem o Contrato nº 015/2023 que a instituição tem junto ao Estado, conforme exposto reiteradas vezes ao ente público”.
A nota ainda afirma que nenhuma proposta de incremento foi apresentada, e diante do contexto, o hospital notificou no dia 29 de fevereiro a Secretaria de Estado da Saúde, dando ciência do possível cenário de renúncias parciais do contrato, no prazo de 120 dias.
O prazo chega ao fim no dia 30 de junho, e de acordo com o hospital, “não houve nenhum avanço nas conversas”. A equipe máxima da instituição vem tentando agendar uma reunião com o gabinete do governador Jorginho Mello, juntamente com as Secretaria de Saúde Municipal e Estadual e a prefeitura de Tubarão, para que possam “explorar alternativas viáveis para a manutenção dos serviços ou estabelecer um cronograma para desmobilização dos serviços SUS”. Apesar dos contatos, o gabinete do governador não deu alguma resposta.
A instituição segue esperando que “o poder público se sensibilize com o cenário e busque alternativas para continuidade do acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, um direito constitucionalmente garantido, o que claramente contradiz o estabelecido na Lei nº 8080/90”.
Mesmo com a notícia afirmando que o hospital poderia fechar, o HNSC e a Rede Santa Catarina confirmam que não têm interesse em rescindir o contrato, denunciar parcialmente os serviços ou suspender seus atendimentos.
“Cabe destacar a excelência dos serviços prestados pelo HNSC, atestada e internacionalmente reconhecida por meio do World’s Best Hospitals, notório ranking estadunidense de avaliação de hospitais, que em sua mais recente edição (2024) classificou o estabelecimento como o melhor Hospital no município de Tubarão e um dos 90 melhores do Brasil, além da certificação pela Organização Nacional de Acreditação (“ONA”). Tais reconhecimentos atestam tanto a qualidade do atendimento oferecido quanto a adequabilidade de suas condições”, diz o comunicado.
Também cabe salientar que o HNSC faz parte da Rede Santa Catarina, cuja notória relevância na saúde pública nacional é evidente pelos números de seus atendimentos. Em suas unidades foram realizadas, em 2023, aproximadamente 115,7 mil internações hospitalares, com um total de 460,7 mil pacientes por dia, e mais de 5,7 milhões de atendimentos ambulatoriais, sendo que 61,44% do total é destinado ao SUS”, finaliza a nota do HNSC à Rádio Tubá.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias