Frente fria traz chuva intensa com risco de alagamentos e inundações em SC neste fim de semana

Chuva e frio marcam o final de semana
De acordo com a equipe de Meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), a partir da noite desta sexta-feira (17), uma frente fria avança sobre o estado, deixando o tempo encoberto e chuvoso em todas as regiões.
Já no sábado (18), a chuva será mais intensa e volumosa, especialmente nas regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul e Litoral Sul, com acumulados variando entre 80mm a 120mm, podendo superar esses valores. No Oeste e Extremo Oeste, os acumulados de chuva serão menores, entre 30mm e 60mm.
As áreas com maior volume de chuva enfrentam risco alto a muito alto para ocorrências associadas à chuva intensa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações.
As temperaturas não sobem muito. A sensação será de frio, especialmente no Grande Oeste e Planalto Sul, onde as temperaturas ficarão abaixo dos 15°C no sábado e domingo. Nas demais regiões, as temperaturas variam entre 15°C e 20°C.
Condições hidrológicas em SC
Segundo as informações da Hidrologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, os principais rios de Santa Catarina apresentam níveis e vazões estáveis ou com elevações pouco significativas, permanecendo dentro da normalidade em praticamente todas as bacias catarinenses.
A partir da noite desta sexta-feira com a chegada das chuvas, os níveis dos rios poderão apresentar elevações significativas ao longo de sábado e domingo (19) nas regiões do Alto, Médio e Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte.
Por conta dessas condições, ao longo do sábado, 18, o RISCO É MUITO ALTO para inundações e enxurradas nas bacias hidrográficas que compõem as regiões do Alto, Médio e Baixo Vale, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, principalmente no Rio Itajaí e seus afluentes, Biguaçu, Tijucas, Cubatão, Camboriú, Itapocu, Cubatão do Norte, Negro e Canoinhas. Para as bacias do Litoral Sul e Planalto Sul, o risco é moderado.
Foto: Airton Fernandes / Ascom SDC