Em missão internacional, governador entrega ao presidente da Assembleia da República de Portugal imagem da padroeira de Santa Catarina

Governador está desde a segunda-feira em solo português


Em missão internacional na Europa, o governador catarinense, Jorginho Mello, entregou uma imagem da padroeira do estado, Santa Catarina de Alexandria, ao presidente da Assembleia da República de Portugal.

Jorginho Mello foi recebido pelo presidente José Pedro Aguiar-Branco e realizou uma reunião com o político europeu, alinhando uma cooperação, buscando oportunidades de parcerias entre SC e Portugal, e estreitando os laços institucionais.

O encontro faz parte da agenda de trabalho da missão internacional no país, que teve início na última segunda-feira (8).

Na oportunidade, Jorginho entregou uma imagem sacra de Catarina de Alexandria, a padroeira de Santa Catarina.

Quem foi Catarina de Alexandria?

Santa Catarina de Alexandria nasceu no ano 287, em Alexandria, onde recebeu uma ótima formação cristã. É uma das mais célebres mártires dos primeiros séculos, venerada pela Igreja Ortodoxa como uma grande mártir, e na Igreja Católica é reverenciada como um dos catorze Santos Auxiliadores.

Diz a lenda que o pai era Costes, rei de Alexandria. Aos 17 anos, Catarina era a mais bonita e a mais sábia das jovens de todo o império. Essa sabedoria levou-a a ser muitas vezes invocada pelos estudantes. Anunciou que desejava casar-se, contanto que fosse com um príncipe tão belo e tão sábio como ela. Esta segunda condição embargou que se apresentasse qualquer pretendente.

Ela é padroeira da Congregação das Irmãs de Santa Catarina, dos estudantes, dos filósofos e dos moleiros – donos e trabalhadores de moinho.

Relíquias da santa em Florianópolis

Além de ser a padroeira de Santa Catarina, existem relíquias de Catarina de Alexandria na região central de Florianópolis. São dois pedaços da costela da santa, que desde o ano 2000, estão expostas na capela do Tribunal de Justiça e na Igreja Ortodoxa de São Nicolau.

Em todo o mundo, apenas Santa Catarina e o Egito possuem as relíquias de Catarina de Alexandria. Foi um presente dos monges do Monastério do Monte Sinai, no Egito, para o único estado do continente americano a homenagear o nome da santa, assassinada em Alexandria, no ano 307, por defender o Cristianismo.

As tratativas para a doação com o monastério que guarda os restos mortais de Santa Catarina foram feitas por membros da Igreja Ortodoxa Grega de Florianópolis.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?