Dom Adilson Pedro Busin, bispo da Diocese de Tubarão, completa oito anos de ordenação Episcopal

Ele foi ordenado em 2016 em Sarandi (RS)


O bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Pedro Busin, CS, completa oito anos de ordenação Episcopal nesta terça-feira (30). Ele foi ordenado em 30 de abril de 2016 ao Episcopado, em missa presidida por dom Alessandro Ruffinoni, bispo da Diocese de Caxias do Sul.

À época, a celebração da ordenação Episcopal foi realizada em Sarandi (RS), cidade da qual Dom Adilson é natural, e o religioso escolheu como lema “Servo e peregrino no amor”.

Nesta manhã, o bispo esteve no Show do Rádio, falando um pouco mais de sua história e trajetória desde quando começou como seminarista até se tornar padre, e depois bispo.

“O meu trajeto no Rio Grande do Sul foi a congregação, porque eu quis ser missionário scalabriniano dos migrantes, e então eu, nesse itinerário, eu passei por várias cidades, Nova Bassano, Casca, Guaporé, aí na minha cidade fiz Noviciano, e depois Caxias do Sul, na UCS, eu fiz Filosofia. Fiz um ano de estágio em Casca, novamente, já como professor dos seminaristas menores, né? E depois eu fui para São Paulo, em 89 eu fui para São Paulo fazer a teologia que a congregação tem, a congregação escalabriniana tem a teologia de língua portuguesa em São Paulo, de língua espanhola em Bogotá, italiana em Roma e inglês em Manila, nas Filipinas”, diz o bispo diocesano. “Em 1993, em 9 de janeiro de 1993, fui ordenado em Sarandí, na minha terra. E dali fui para o Paraguai, praticamente quatro anos. Depois do Paraguai, fui para Roma, uns três anos e pouco, onde fiz um mestrado em ciência e educação, não na linha filosófica nem na linha teológica, mas nas ciências da educação, na Universidade de Salesia, e depois voltei para o Brasil.”

Dom Adilson ainda comenta sobre como recebeu a notícia de que seria nomeado para a Diocese de Tubarão, após um período na qual a diocese estava como Sé Vacante, administrada pelo padre Lino Brunel.

“A consulta para ser bispo tem toda uma dinâmica, agora como eu vim para Tubarão, ou seja, as pessoas que foram consultadas, certamente pessoas daqui foram consultadas, a anunciatura recebe então se essa pessoa pode ou não, quem é o bispo que poderia assumir. No dia 3 de maio foi o anúncio público, então tem esse processo, tem a pesquisa anterior, tem a pesquisa pessoal que é o anúncio que faz com o candidato, que ele chega aí para mim, é assim: ‘excelência, a tua de Diocese é Tubarão’. Essa é a notícia, não é que tem muita pergunta se você está ou não. É assim, é um mandato o Papa te nomeia para tal lugar, você diz sim ou não”, comenta ele.

Biografia 

Missionário da Congregação dos Padres Scalabrinianos, dom Adilson Pedro Busin nasceu em Sarandi (RS), em 20 de maio de 1965. Ingressou em 1979 no seminário da Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos. Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo.

Foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1993 e enviado ao Paraguai como animador vocacional e orientador espiritual no Seminário Nossa Senhora de Caacupe, em Ciudad del Este. Do Paraguai foi para Roma, onde fez mestrado em Ciências da Educação na Universidade Pontifícia Salesiana. Exerceu diferentes funções na congregação no Brasil e também nos Estados Unidos até ser nomeado como bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre pelo Papa Francisco, em 2016.

Em âmbito nacional, Dom Adilson atuou como referencial da Comissão especial para o Tráfico Humano da CNBB. Ele é bispo da Diocese de Tubarão desde seu anúncio em 3 de maio de 2023, tomando posse somente no dia 2 de julho do ano passado.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?