Dia de São Judas Tadeu e São Simão, discípulos e primos de Jesus

Judas Tadeu e Simão Zelote eram irmãos e dois dos 12 apóstolos.


Hoje, dia 28 de outubro, é dia de São Judas Tadeu e São Simão, irmãos e discípulos de Jesus Cristo. Ambos também são primos de Jesus. Pelas Escrituras, sabe-se que o pai de Judas Tadeu e Simão, Alfeu, era irmão de São José, enquanto sua mãe, Maria de Cléofas, era prima da Virgem Maria.

A Rádio Tubá explica sobre a história destes dois santos tão populares da Igreja Católica.

Quem foi São Simão?

Simão, o Zelote – Wikipédia, a enciclopédia livre

Simão, palavra hebraica que significa “zeloso”, também era conhecido como Simão, o Zelote. Praticava a obediência, cumprindo os preceitos e compadecendo-se dos aflitos e necessitados. Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. 

Um dos doze apóstolos, Simão nasceu em Caná, na Galileia. Nos Evangelhos de São Marcos e de São Mateus, seu nome aparece na lista dos apóstolos, mas é citado como “Simão, o cananeu”. (Mateus 10, 4) e (Marcos 3,8).

De acordo com o cronista cristão Hegésipo, Simão teria sofrido seu martírio durante o império do ex-imperador de Roma, Trajano, contando com uma idade de 120 anos. Algumas versões contam que ele teria morrido na cruz, ou sido queimado na fogueira, mas a tradição é de que ele teria sido serrado vivo. 

São Simão é muitas vezes representado por uma imagem segurando um livro aberto na mão direita e um longo serrote na mão esquerda, ferramenta utilizada para o seu martírio.

Oração de São Simão

“Simão, apóstolo de Jesus, entra em meu coração, ilumina minha vida com a luz da tua fé. Ensina-me, como vós, a amar Jesus e a seguir suas leis de amor, caridade e verdade. Coloca em meu coração a paz e a paciência, e equilibra meu espírito. Ó São Simão apóstolo, fazei com que eu tome sempre as decisões certas, livrai-me das dúvidas e das incertezas, faça com que eu possa compreender e servir o meu próximo. São Simão, eu (diga seu nome completo) vos peço (faça seu pedido). Esclarece minha alma se esse é o melhor para mim. E se não for, dê-me a compreensão necessária para aceitar os desígnios de Deus. Amém.”

Quem foi São Judas Tadeu?

Oração de São Judas Tadeu: Veja como rezar para o santo

São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Jesus. Era filho de Cléofas e de Maria de Cléofas. São Judas era irmão de São Tiago, chamado “O Menor”, e de São Simão. O nome Judas significa “Deus seja louvado”.

São Judas é o autor da menor carta do Novo Testamento: ‘A Carta de Judas’. A epístola de Judas foi escrita com muito amor e dedicação. Judas se preocupava com a pureza da crença na pessoa de Jesus Cristo e com a boa imagem dos cristãos perante a população. Talvez ele até quisesse escrever algo diferente, mas ao ouvir os falsos relatos de alguns cristãos, decidiu escrever esta carta chamando a atenção e alertando toda a Igreja nascente para terem cuidado com os falsos profetas.

A história, baseada nos escritos apócrifos da ‘Paixão de Simão e Judas’, relata que depois de anunciar o Reino de Deus no Egito, Simão encontrou-se com Judas e eles foram evangelizar a Pérsia. Escritos do século VI descrevem o martírio de ambos.

Simão e Judas foram martirizados na Pérsia, na cidade de Sufian. Eles foram mortos por pregarem destemidamente a fé em Jesus Cristo. Muitos persas se converteram para o Cristianismo. Isso incomodou os poderosos da Pérsia. Por conta disso, foram condenados à morte.

Vários estudiosos das escrituras acreditam que São Judas foi decapitado por carrascos que usavam como ferramenta o machado afiado, e por isso, ele segura um machado em mãos em muitas imagens sacras. O corpo de São Judas está sepultado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. 

Oração de São Judas Tadeu, Patrono dos Casos Desesperados

“São Judas Tadeu, glorioso apóstolo, fiel servo e amigo de Jesus, o nome do traidor é causa de serdes esquecido por muitos, mas a Santa Igreja honra-vos e invoca-vos universalmente como padroeiro de casos desesperados, sem remédio. Intercedei por mim que sou tão miserável pondo em prática, eu vo-lo rogo, o privilégio particular que vos é concedido a fim de trazer ajuda pronta e visível onde isso é quase impossível. Vinde valer-me nessa grande necessidade para que eu possa receber as consolações e socorros do Céu em todas as minhas aflições, necessidades e sofrimentos, particularmente (aqui dizer a graça que deseja obter…) e que possa bendizer a Deus convosco e todos os eleitos por toda a eternidade. Eu vos prometo, bem aventurado São Judas Tadeu, ter sempre presente esta grande graça e não cessar de honra-vos, como meu especial e poderoso Padroeiro e farei quanto possa para espalhar a devoção para convosco. Amém.”

Com informações de Cruz Terra Santa e Canção Nova

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?