Casos de Cinomose Canina aumentam em Tubarão
A cinomose é uma doença causada por um vírus, sendo altamente contagiosa entre os cães
Equipes da Fundação do Meio Ambiente de Tubarão (FUNAT) e do Bem-Estar Animal de Tubarão estão em alerta devido ao aumento de casos de cinomose canina na região. A cinomose é uma doença causada por um vírus, sendo altamente contagiosa entre os cães.
Somente nesta semana, foram atendidos seis cães com a doença e um deles não resistiu e acabou falecendo. O coordenador do Bem-Estar Animal de Tubarão, Lucas Borges ressalta que o aumento do número de casos pode ser explicado, em parte, pelas baixas temperaturas.
“O vírus sobrevive mais tempo em temperaturas baixas, por isso no inverno o número de casos é mais elevado, sendo necessário redobrar os cuidados”, alerta.
A transmissão ocorre por meio do contato com secreções do nariz e boca do animal infectado, por isso o isolamento do cão que apresenta os sintomas é fundamental para evitar a disseminação do vírus.
“Visitamos alguns animais com os sintomas da doença, indicamos o isolamento total e as medicações para o tratamento. Alguns tutores solicitaram a remoção para o departamento de Zoonose, mas isso seria um risco para os demais animais que lá estão por causa do fácil contágio”, observa Lucas.
Manter a vacinação em dia é outra iniciativa fundamental para prevenir doenças graves como a cinomose. “Pedimos aos tutores que fiquem atentos aos sinais e procurem ajuda veterinária imediatamente se suspeitarem de qualquer sintomas da doença. Os cuidados adequados com nossos pets são essenciais para a saúde deles e para evitar a disseminação de doenças contagiosas como esta”, orienta o coordenador do Bem-Estar Animal de Tubarão.