Capivari de Baixo inicia mutirão de recolhimento de entulhos descartados irregularmente

O primeiro ponto foi o entorno da Lagoa do Barreiro, no bairro Três de Maio


A prefeitura de Capivari de Baixo iniciou um mutirão para o recolhimento de entulhos descartados irregularmente na cidade. O primeiro ponto foi o entorno da Lagoa do Barreiro, no bairro Três de Maio.

No local, há descarte de objetos como materiais elétricos, vaso sanitário, restos de alimentos, mato e animais mortos. Duas retroescavadeiras e duas caçambas fizeram a limpeza do local e descartaram o material em lugar correto.

A prática do descarte irregular causa danos ao meio ambiente e à saúde de toda a população. Afinal, polui o solo e os rios com substâncias nocivas, além de atrair pragas que acarretam a proliferação de doenças. É preciso que cada habitante fique de olho nos focos e busque auxílio nos locais corretos.

O descarte irregular compromete a estética e a segurança das áreas afetadas. Ruas sujas e com entulho favorecem o surgimento de criadouros de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue e a zika, que têm feito muitas vítimas em 2024. A presença de lixo em vias públicas também pode obstruir o escoamento de águas pluviais, causando enchentes e danos às estruturas urbanas.

Precisa de ajuda?