Festa de Santo Antônio de Pádua inicia nesta quinta-feira (11) com expectativa de 4 mil pessoas

8 de junho de 2026

O evento é um dos mais tradicionais de Tubarão e reúne gastronomia típica, atrações culturais e religiosas. Cerca de 100 voluntários estão mobilizados


Mais de 4 mil pessoas são esperadas na festa junina da comunidade Santo Antônio de Pádua, uma das mais tradicionais de Tubarão, que inicia nesta quinta-feira (11).

A programação de quatro dias conta com apresentações culturais, música ao vivo, recreação infantil, almoço festivo take away, missas, procissão, e movimento de barracas com quitutes típicos da época. Cerca de 100 voluntários estão engajados na organização do evento, que vai até domingo (14) e acontece na praça da paróquia Santo Antônio de Pádua.

Neste ano, a Festa de Santo Antônio de Pádua busca arrecadar recursos para contribuir com demandas pastorais, administrativas e físicas necessárias para um novo ciclo histórico: a elevação da igreja à condição de paróquia. “Nossa comunidade vive um momento muito importante. A festa é uma forma de celebrar Santo Antônio, reunir as famílias e, ao mesmo tempo, colaborar para que nossa paróquia possa se organizar e atender cada vez melhor os fiéis”, explica o coordenador do Conselho Pastoral Comunitário, Danilo Melo.

Gastronomia

Entre quitutes e pratos típicos, a gastronomia da festa junina ganha destaque com opções de dar água na boca. Tem pinhão, quentão, canja, cachorro quente, espetinho, milho cozido, batata frita, roleta de frangos, amendoim, canjica, além de doces como maçã do amor, algodão-doce, cocada, bolo e muito mais. Tudo feito de forma artesanal e solidária, pelas mãos de voluntárias. No cardápio de bebidas, tem quentão, sucos, refri, cervejas e chocolate quente.

Devoção e fé

A festa de Santo Antônio de Pádua acontece há mais de 40 anos na Cidade Azul. Embora tenha o caráter religioso e de fé ao Santo Casamenteiro, a festividade também é uma confraternização entre diversas famílias tubaronenses. “Santo Antônio é um exemplo inspirador pela simplicidade e ardor missionário como levou sua vida. A festa é uma manifestação de fé no padroeiro e também um espaço, um encontro de integração e alegria”, afirma o pároco Pe Matheus Scremin Magagnin. Todos os dias da festa contam com uma programação especial de missas. O dia do padroeiro é celebrado neste sábado (13).

Em clima de Copa: programação reúne música, cultura e transmissão do jogo do Brasil

A programação da Festa de Santo Antônio de Pádua inicia na quinta-feira (11), com procissão às 19h, saindo do Lar da Menina, e missa às 19h30, celebrada pelo Pe. Jean Marcos, com animação do Coral Infantil Nossa Senhora da Piedade. Após a celebração, haverá movimento de barracas e música ao vivo com Tom Ávila. Na sexta-feira (12), a missa será às 19h, celebrada pelo Pe. Eduardo Rocha e animada pelo Coral Divina Pietà, seguida de barracas e show com a Banda Rota Zero.

No sábado (13), Dia de Santo Antônio de Pádua, a missa será às 17h30, celebrada pelo Pe. Sérgio Jeremias e animada por Thiago Bento. A programação segue com transmissão do jogo do Brasil, às 19h, e show com Cavaquinho de Ouro, às 21h. No domingo, haverá missa às 10h30, com o Pe. Matheus Scremin e o Ministério de Música Filhos do Céu, almoço no formato retire e leve, às 11h30. A partir das 13h30, tem a Tarde de Talentos, bingão às 17h, e missa de encerramento às 19h, celebrada por Dom Adilson Pedro Busin, CS, e animada pelo Coro Pontifical Nossa Senhora da Piedade.

Programação completa

11 de junho (quinta-feira)
19h – Procissão com saída do Lar da Menina
19h30 – Missa celebrada pelo Pe. Jean Marcos
Animação: Coral Infantil Nossa Senhora da Piedade
Após a missa, movimento de barracas com todos os quitutes e música ao vivo com Tom Ávila

12 de junho (sexta-feira)
19h – Missa celebrada pelo Pe. Eduardo Rocha
Animação: Coral Divina Pietà
Após a missa, movimento de barracas e show com a Banda Rota Zero.

13 de junho (sábado) l Dia de Santo Antônio
17h30 – Missa celebrada pelo Pe. Sérgio Jeremias
Animação: Thiago Bento
19h – Transmissão do Jogo do Brasil com movimento de barracas com quitutes
21h – Show com Cavaquinho de Ouro

14 de junho (domingo)
10h30 – Missa celebrada pelo Pe. Matheus Scremin
Animação: Ministério de Música Filhos do Céu
A partir das 11h30 retirada do almoço no formato retire e leve (take away).
A partir das 13h30 movimento de barracas e Tarde de Talentos com apresentações do Instituto Pró Música, Escola de Dança do SESC, Banda Dehon, Vivance, Escola Ana Olímpio e Banda Coração Feliz
17h – Bingão
19h – Missa celebrada por Dom Adilson Pedro Busin, CS
Animação: Coro Pontifical Nossa Senhora da Piedade