Voz do Magneto e Hagrid de Harry Potter, José Santa Cruz morre aos 95 anos

Ator e dublador emprestou sua voz a muitos personagens


O ator e dublador José Santa Cruz, que deu voz ao Magneto em filmes e animações, bem como ao Hagrid de Harry Potter, morreu nesta sexta-feira (26) aos 95 anos.

O ator tinha doença de Parkinson e estava internado com uma brocopneumonia. Ele deixa sua esposa, com quem foi casado por 72 anos, três filhos, cinco netos e quatro bisnetos.

Nascido em Picuí, na Paraíba, José Santa Cruz começou sua carreira artística ainda aos dezoito anos, ao substituir um amigo em uma rádio. A partir daí não parou mais. Estreou na televisão em 1960, na inauguração da TV Clube, em 1963 foi para a TV Tupi e na mesma época começou a atuar como dublador, antes de chegar na TV Globo, em 1971.

Na Globo, fez ‘Alô, Brasil!’ ‘Aquele Abraço’ e ‘Zé das Mulheres’, na década de 70; ‘O Bem Amado’ e ‘A Festa É Nossa’, nos anos 80. Entre 2002 e 2015, viveu personagens como Jojoca, Barbosa, Manoelito, Costado e Tesourinha no ‘Zorra Total’ e entre 2017 e 2015 esteve no elenco do ‘Zorra’. Seu papel mais recente na TV Globo foi um padre na novela ‘Espelho da Vida’, exibida em 2019.

Porém, ele ficou muito conhecido foi no cinema, especialmente dublando importantes personagens da Marvel e DC. Seu papel mais marcante foi o Magneto de Ian McKellen e todas as suas aparições, bem como em animações como X-Men Evolution. Ele ainda dublou J. Jonah Jameson na trilogia Homem-Aranha de Tobey Maguire e o detetive Bullock em Batman: A Série Animada.

Outros papéis muito marcantes na dublagem foram o Hagrid de Harry Potter, Megatron, e Dino da Silva Sauro, da Família Dinossauro. Seu bordão “Querida Cheguei!” ficou imortalizado entre muitos fãs.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?