Compromisso com a Informação
Compromisso com a Informação

Universitária de 19 anos é morta pelo namorado com golpe ‘mata-leão’ em Sangão

11 de agosto de 2026

Corpo de Joviana Evelyn Iankovski foi encontrado trancado em quarto e envolto em cobertores; suspeito de 21 anos confessou o crime

A estudante de Ciências Biológicas Joviana Evelyn Iankovski, de 19 anos, foi morta pelo próprio namorado, de 21 anos, no bairro Santa Apolônia, em Sangão. O corpo da jovem foi localizado na manhã desta segunda-feira (10), trancado em um quarto da residência do agressor e enrolado em cobertores. 

O autor, José Gustavo Rabelo de Souza, entregou-se à Polícia Civil acompanhado de um advogado e confessou ter cometido o feminicídio utilizando um golpe do tipo “mata-leão” durante uma discussão.

Mensagens incoerentes e descoberta do corpo

Joviana estava desaparecida desde a última quinta-feira (6), quando avisou a família que iria até a casa do companheiro. Ao longo do fim de semana, familiares começaram a desconfiar do paradeiro da universitária ao receberem respostas estranhas enviadas pelo celular da própria jovem, levantando a suspeita de que outra pessoa estivesse operando o aparelho.

Diante do silêncio e de contradições nos relatos de parentes do suspeito, a mãe da vítima acionou a Polícia Militar. Durante as buscas no imóvel, os policiais encontraram um dos quartos com a porta trancada. Ao ingressarem no cômodo, localizaram o corpo de Joviana coberto por mantas. 

A perícia preliminar da Polícia Científica estimou que o óbito tenha ocorrido quase dois dias antes da localização.

Confissão

Segundo o delegado Murilo da Cunha, encarregado da apuração, José Gustavo confessou o crime ao se apresentar na delegacia. Em seu depoimento, o jovem afirmou ter aplicado o estrangulamento após um desentendimento. O casal mantinha um histórico de relacionamento conturbado e marcado por conflitos.

O caso foi registrado como feminicídio. Embora o autor tenha admitido a aplicação do golpe, a causa do óbito permanece sob análise e aguarda os laudos do exame necroscópico da Polícia Científica.

Luto

Joviana era acadêmica do curso de Ciências Biológicas na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). A instituição de ensino emitiu uma nota manifestando profundo pesar pelo falecimento precoce da estudante e prestando solidariedade aos familiares, amigos e colegas de turma diante da tragédia.

imagem_2026-10-02_113049326_Easy-Resize
imagem_2026-10-02_093022160_Easy-Resize
imagem_2026-10-02_091246964_Easy-Resize
imagem_2026-10-01_104000480_Easy-Resize
imagem_2026-09-29_105646855_Easy-Resize