Uma luz no fim do túnel: Instituto Patinhas Unidas SC e o trabalho em prol da causa animal

Cinco voluntárias atuam em Tubarão ajudando animais abandonados e deixados de lado.


Infelizmente, o número de animais abandonados parece só crescer em Tubarão. Desde filhotes de cães aos adultos, bem como gatos, são jogados na rua de qualquer jeito, seja em uma caixa de papelão ou deixados em um local tão longe para que não voltem para casa.

Porém, uma luz no fim do túnel surgiu em 2019, com a criação do Instituto Patinhas Unidas, projeto o qual Tuane Antunes, de 28 anos, faz parte. Tuane é uma das cinco voluntárias de uma ideia tão visada, que vem ganhando bastante destaque. Em entrevista à Rádio Tubá, ela explica como surgiu o Patinhas Unidas SC.

“O Instituto Patinhas Unidas surgiu em 2019, com a junção de algumas voluntárias fazendo bazar em prol da causa animal. A venda era revertida em 100% para a causa animal. Depois disso surgiram alguns resgates, alguns casos em que eram cuidados na rua. Esses animais foram obrigados a ser resgatados e ter um atendimento veterinário mais intensivo. A partir daí, o Instituto Patinhas Unidas foi se moldando, e neste ano, tivemos o título Instituto Patinhas Unidas SC, e atualmente contamos com cinco voluntárias”, explicou ela.

O projeto já é bem conhecido em Tubarão e conta com mais de 10 mil seguidores em uma rede social. O Patinhas Unidas tem o apoio da população, com doações recebidas e renda de eventos que realizam. No último sábado (11), chegaram a realizar um bazar, noticiado pela Rádio Tubá.

De acordo com Tuane, o projeto não tem o apoio das prefeituras ou do governo estadual, embora seja muito reconhecido regionalmente.

“Fazemos os resgates de acordo com a possibilidade, pois somos todas voluntárias, e não recebemos nenhum tipo de ajuda da prefeitura ou do governo estadual. Tudo é feito através de doações ou de eventos que realizamos”, disse ela.

Atualmente, há diversos animais que sofrem maus-tratos. Em 2020, a Lei Sansão definiu que esses crimes contra cães e gatos serão punidos com prisão de dois a cinco anos, mais proibição da guarda e multa, sem especificar o valor. As multas já estão entre as sanções previstas pela Lei dos Crimes Ambientais e variam de, no mínimo, R$ 50 a, no máximo, R$ 50 milhões.

Tuane comenta que a maior dificuldade do projeto é a adoção de cães adultos, visto que muitas pessoas procuram mais os filhotes do que os adultos. Segundo ela, muitos cachorros continuam anos com as voluntárias, sem ter a oportunidade de ter uma família para conviver ao longo de sua nova vida.

“Muita gente acredita que um cão adulto não vai se adaptar ao local, ou aos outros animais da casa, mas isso é um inverdade. O cão, quando ele é adulto e já sofreu na rua, e entende que a pessoa que tirou ele desse lugar e está cuidando, sua gratidão é muito maior do que um cachorro filhote”, comentou Tuane.

O abandono animal deve ser combatido por toda a população, com denúncias e procurar os responsáveis para que investiguem o caso de abandono. Casos e mais casos são registrados em Tubarão. Nas últimas semanas, foi registrado que um cachorro foi abandonado na marginal da BR-101 e resgatado por um caminhoneiro, que parou parte do trânsito para salvar uma vida. Veja o vídeo aqui.

A castração de fêmeas também é muito importante, para que possa evitar doenças ou mesmo crias. Segundo Tuane, a prefeitura de Tubarão precisa ter um pouco mais de empatia e trabalhar em prol da causa animal.

“As principais ações para se combater o abandono, devem ser a denúncia e a investigação. A denúncia por parte da própria população, que vê algum tipo de abandono, e fazer um boletim de ocorrência para que os responsáveis investiguem o caso. Vale lembrar que a prefeitura de Tubarão e as outras, precisam ter um pouco mais de empatia com a causa animal e prestar um pouco mais de atenção”, reforça a voluntária.

Você pode ouvir a reportagem mais detalhada com Tuane Antunes sobre o Instituto Patinhas Unidas SC no Jornal das Doze desta segunda-feira (13), a partir das 12 horas, no 104.9 FM, no Facebook da Rádio e TV Tubá e no canal da TV Tubá no YouTube.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?