Tsunami meteorológico arrasta carros em praia no Farol de Santa Marta

Fortes ventos atingiram a região Sul de Santa Catarina na tarde deste sábado (11).


As fortes rajadas de vento deste sábado (11) causaram estragos na região Sul de Santa Catarina e surpreendeu moradores do Farol de Santa Marta. Diversos carros foram arrastados pelo mar após a maré subir, deixando pessoas assustadas na praia do Cardoso.

De acordo com o portal Agora Laguna, a força da água ainda arrastou embarcações. Apesar do susto, não houve feridos.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que este fenômeno que ocorreu é conhecido como tsunami meteorológico. É de difícil previsão e sua ocorrência não é muito comum de ser observada.

Geralmente ele ocorre atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, que foi o que aconteceu hoje. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros na costa de SC, porém a passagem desta linha de instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno de tsunami meteorológico.

As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia.

Veja o vídeo abaixo:

Com informações de OCP News

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?