Tradicional Procissão de Passos deve reunir 20 mil fiéis em Tubarão neste fim de semana

Solenidade de Passos é realizada há mais de 130 anos no município
Realizada há 133 anos em Tubarão, a Procissão do Senhor dos Passos já é tradicional no município e acontece neste final de semana. A procissão deve reunir 20 mil fiéis, ocorrendo a Transladação Luminosa no sábado à noite e a Procissão do Encontro no domingo à tarde.
Sendo uma bela devoção, a procissão marca a vida e a história da paróquia Nossa Senhora da Piedade desde que foi criada. A devoção ao Senhor dos Passos surgiu ainda no século XVI. Os cristãos possuíam uma grande veneração pelo caminho que Jesus percorreu até o Calvário. Aos poucos, foi estabelecido o costume de meditar as 15 estações que Jesus padeceu ao ser crucificado, hoje conhecida como Via Sacra.
Com isso, a imagem de Jesus que porta a cruz para o Gólgota passou a ser seguida pelos fiéis, ampliando a espiritualidade do sofrimento e da morte do Senhor.
História remete um resgate da cultura açoriana
Em 1889, o monsenhor alemão Pe. Francisco Xavier Topp, solicitou as imagens de Nosso Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, que foram entalhadas no Rio de Janeiro.
Dois anos depois, em 1891, as imagens, em tamanho natural, chegaram em solo tubaronense. Desde aquela data até os dias atuais, a Solenidade de Passos é realizada no município.
Sendo um evento histórico na Cidade Azul, a Procissão de Passos resgata a cultura deixada pelos açorianos em Tubarão, sendo considerada uma das maiores heranças do povo português.
Solenidade de Passos
Neste sábado (16), haverá missa às 19 horas, seguida da Transladação Luminosa da imagem de Senhor dos Passos, que será realizada às 20 horas, saindo do Hospital Nossa Senhora da Conceição para o interior da Catedral Diocesana.
No domingo (17), ocorre, a partir das 16 horas, a Procissão do Encontro. Da praça da Catedral, a imagem de Nosso Senhor dos Passos sai percorrendo as ruas da cidade no trecho já conhecido, que compõe as ruas XV de Novembro, Conselheiro Mafra, Vidal Ramos, Lauro Müller e Coronel Collaço, até a chegada na praça da Catedral.
No mesmo horário, em Oficinas, sairá a imagem de Nossa Senhora das Dores, que ruma para a Praça da Catedral para se encontrar com o Senhor dos Passos. Em seguida do encontro, haverá o canto da Verônica.
O padre Adson Muniz, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Magalhães, em Laguna, será o responsável pelo sermão.
A Rádio Tubá vai transmitir, como em todos os anos, a Transladação Luminosa e Procissão do Encontro nos dias 16 e 17 de março.
Fotos: Gabriel Rodrigues/Rádio Tubá