Taxa de coleta de lixo tem reajuste em Laguna após críticas sobre o recolhimento na cidade
Moradores de bairros do município já reclamaram do atraso da coleta
Após críticas sobre o recolhimento de lixo em Laguna, foi publicado um decreto nessa quinta-feira (4) no Diário Oficial dos Municípios, que reajusta a taxa da coleta do lixo na cidade. O reajuste é de 3,85%.
De acordo com a normativa, existe a necessidade de reajuste da taxa de coleta de resíduos sólidos em razão da inflação de 2023. Além disso, o reajuste serve como uma forma de manunteção do equilíbrio econômico financeiro, do valor que é arrecadado para custear os serviços que são prestados pela empresa que faz a coleta dos rejeitos.
Atraso na coleta gera reclamações dos moradores
As reclamações sobre a coleta de lixo vêm de bairros como Mar Grosso, Molhes da Barra e Cabeçuda. Os registros foram feitos nessa quarta-feira (3), em ruas em que há lixeiras entupidas de lixo, e que sacos de rejeitos precisam ser colocados na calçada ou já na beira da estrada, próximo ao meio-fio.
De acordo com a prefeitura, a empresa responsável explicou que o atraso se deve à quantidade de lixo que aumentou nos últimos dias, por causa das festas de fim de ano. Os rejeitos aumentaram ainda mais no Mar Grosso.
A prefeitura afirma que toda a região deve ser regularizada nos próximos dias. Segundo ainda explica a gestão municipal, na avenida principal a coleta está passando diariamente, porém nas ruas internas, há um atraso, passando apenas três vezes por semana. A prefeitura diz que o pagamento está em dia.