Tamanduá-mirim é resgatado em área residencial em Pescaria Brava

Ele foi resgatado no bairro KM 37
A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Pescaria Brava foi acionada para a captura de um tamanduá-mirim que apareceu em uma área residencial no bairro KM 37.
Para garantir a segurança do animal e da população, o Corpo de Bombeiros foi chamado para auxiliar no resgate. Após a captura bem-sucedida, a Defesa Civil encaminhou o tamanduá-mirim até a sede da Polícia Ambiental em Laguna, onde ele recebeu os cuidados necessários antes de ser reintegrado ao seu habitat natural.
O tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), também conhecido como tamanduá-de-colete, é um mamífero típico da fauna sul-americana e pode ser encontrado em diversos biomas brasileiros, incluindo a Mata Atlântica. De hábitos solitários e noturnos, ele se alimenta principalmente de formigas e cupins, usando suas garras afiadas e uma língua comprida e pegajosa para capturar os insetos. Apesar de não ser considerado agressivo, pode se defender caso se sinta ameaçado, levantando-se sobre as patas traseiras e utilizando suas garras como mecanismo de proteção.
O aparecimento desse animal em áreas urbanas pode estar relacionado à perda de habitat causada pelo desmatamento e pela expansão das cidades. A recomendação das autoridades é que, ao avistar um tamanduá-mirim ou qualquer outro animal silvestre, a população evite o contato e acione imediatamente os órgãos responsáveis, como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou Polícia Ambiental.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias