Sucos naturais podem ajudar a manter a hidratação em dias quentes do verão catarinense
Nutricionista ainda dá dicas de sucos para quem quer aumentar a imunidade
Quem não gosta de sucos? Muitas pessoas bebem, diariamente, sucos de laranja, abacaxi, limão e outras frutas. Mas, é claro que, mesmo com esses sabores deliciosos, é preciso que seja um suco natural e não artificial. Com o verão chegando, manter o corpo hidratado é importante, já que as altas temperaturas devem se estender no final de 2023 até os três primeiros meses de 2024.
Bebidas como água e águas de coco são vistas sempre nas praias. As bebidas alcóolicas também estão presentes, assim como os refrigerantes. E nesse meio, há espaço para os sucos naturais de diferentes sabores.
O Brasil, por ser um país tropical, possui várias regiões, as quais podem ser encontradas uma diversidade de frutas, conforme aponta a Nutricionista especialista em emagrecimento e Nutrição Esportiva, Daniela Nandi. Ela salienta que a água é muito mais aconselhada para manter a hidratação, embora o suco possa refrescar em dias quentes.
“O Brasil é um país tropical. E aqui a gente tem uma variedade enorme de frutas, com diversos sabores e muitas funções extras. Muitas frutas possuem algumas funções extras, sendo inclusive classificadas como alimentos funcionais. E a gente pode consumir na forma de sucos, também. Além de podermos comer ela in natura para ativar a mastigação e saciedade, podemos de uma forma muito simples, utilizar as frutas em formato de sucos”, diz a nutricionista, que conta com nove especializações na área e 25 anos de experiência.
“Claro que é necessário mencionar que a melhor hidratação é feita pela água. As frutas, os sucos, eles ajudam. São bem ricas em água, como a melancia. Mas, os sucos em si, e as frutas, precisam passar pelo processo digestivo de absorção. Então, eles não funcionam tão bem quanto a água no quesito hidratação, mas eles nos ajudam bastante a nos refrescar nos dias quentes do verão”, explica Daniela.
Sucos ajudam na falta de apetite
Os últimos dias têm sido quentes em Tubarão e Santa Catarina. As temperaturas passam dos 30 graus, chegando até mesmo uma sensação térmica de 40 graus. Muitas pessoas se sentem incomodadas com as altas temperaturas, seja pela roupa que veste no dia-a-dia ou mesmo na hora de comer.
Daniela comenta que o apetite pode diminuir durante um dia de calor extremo, e a variedade de sucos pode ajudar a nutrir no lugar de um alimento.
“Às vezes num calor extremo, não conseguimos ingerir uma refeição completa. Diminui bastante o apetite, e se a gente pensar no meio da tarde tomar um café quente, chega, às vezes, até a arrepiar, né? Fica muito difícil. E é aí que essa variedade de sucos pode cair como uma luva, não apenas para refrescar, mas, também, para nutrir. Ajudar a compor as refeições do indivíduo, de uma prática rápida, gostosa, saborosa e docinha”, diz ela.
Eles também combatem o cansaço físico e mental
Além do incômodo do calor e dias abafados, é possível que muitas pessoas se sintam cansadas durante um dia quente de verão. O cansaço faz com que o indivíduo não consiga trabalhar bem, ter boas noites de sono ou ser ativo durante sua rotina.
A nutricionista recomenda alguns sucos, como o suco de maçã, que ajuda a combater o cansaço físico e mental de um dia super cansativo.
“Por exemplo. Para pessoas que se sentem muitas cansadas fisicamente ou mentalmente, podemos colocar o suco com maça, limão. Adicionar um pouco de gengibre em pó ou raiz e bater junto, ou até uma pontinha de colher de chá de guaraná em pó. Vai dar um ‘up’ na função mental e na disposição”, afirma Daniela.
Sucos específicos podem aumentar a imunidade e acalmar a pessoa
O verão, além de trazer muito calor, sol e chuvas, também traz incidência de resfriados e baixa imunidade. Para quem deseja aumentar a imunidade, Daniela recomenda frutas e vegetais ricos em vitamina C, como laranja ou limão.
“Para aumentar a imunidade, a gente pode utilizar frutas e até vegetais que são ricos em vitamina C, como laranja, limão, o pepino que reforça a vitamina, e ainda adoçar com mel. O pepino não dá gosto quando a gente usa com laranja ou limão. E ainda, podemos adicionar até umas três gotinhas de própolis, que além de ser rico em vitamina C que auxilia a manter a imunidade alta, também aumenta o poder anti-inflamatório desse suco”, explica a profissional.
Daniela ainda reforça que o suco de maracujá é bastante apto para pessoas que estão muito nervosas em um dia e querem se acalmar, já que, algumas delas se irritam com o calor.
“Quem precisa se acalmar, a gente pode usar o maracujá, pois já conhecemos a função calmante que ele tem. Podemos associar o maracujá com couve, chá de melissa ou chá de camomila, que também são calmantes, e podendo adoçar até com mel. Fica uma bebida muito gosta, refrescante, docinha e bastante calmante.”
São diversos sabores de sucos disponíveis no mercado, e que podem ser colocados na mesa durante a semana para refrescar. Substituir o refrigerante por um suco natural, como o de laranja, é ainda mais saudável, especialmente nesta época de Natal e Ano Novo que é cheia de sobremesas, doces e bebidas que possam não hidratar o suficiente.
“A gente tem uma riqueza de nutrientes e sabores que estão à nossa disposição. No verão mesmo, a variedade é imensa de frutas e chás que temos à disposição num valor muito acessível. E é isso aí, vamos botar em práticas todas essas dicas”, convida Daniela.
Ouça a reportagem completa:
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias.