Sobe para 66 o número de mortos no Rio Grande do Sul; enchente atinge mais de 700 mil pessoas

Mais de 300 cidades foram afetadas pelas fortes chuvas
O Rio Grande do Sul (RS) vive um dos piores desastres climáticos de sua história. A Defesa Civil do Estado atualizou para 66 mortes às 9 horas deste domingo (5), e mais de 700 mil pessoas foram atingidas pela enchente no estado gaúcho.
Dos 497 municípios do Estado, 332 foram afetados. São 155 feridos, 101 pessoas desaparecidas e seis mortes em investigação. Mais de 15 mil pessoas estão em abrigos e outras 80 mil seguem desalojadas. A próxima atualização será feita às 12 horas.
Boletim das 9h de domingo (5/5)
- Municípios afetados: 332
- Pessoas em abrigos: 15.192
- Desalojados: 80.573
- Afetados: 707.190
- Feridos: 155
- Desaparecidos: 101
- Óbitos confirmados: 66
- Óbitos em investigação: 6
Chuvas isoladas e calor no estado gaúcho
Segundo a Climatempo, a previsão é que as chuvas isoladas continuem, mas em algumas áreas, o tempo melhore e com muito calor. As pancadas de chuva terão raios e eventuais rajadas de vento em todo o RS e na serra de Santa Catarina.
O volume de chuva será menor. No entanto, as pancadas de chuva podem agravar a situação de cidades fragilizadas. Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 19°C e 27°C.
Pontos de coleta em Tubarão
Diversas cidades catarinenses estão arrecadando donativos para enviar ao Rio Grande do Sul. Tubarão é uma delas. A prefeitura instalou neste sábado (4), na sede da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Patrimônio, localizada à avenida Expedicionário José Pedro Coelho, 1.130, no Centro, um posto de coleta de donativos destinados aos desabrigados do Rio Grande do Sul.
Os itens mais necessários são: colchões, roupa de cama, água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Os donativos poderão ser entregues durante todo o final de semana na sede da secretaria.
Por sua vez, a Unisul, através do DCE e os acadêmicos, vão realizar um ponto de coleta no Bloco D a partir desta segunda-feira (6). Vários empresários também estão se mobilizando, assim como outros estabelecimentos comerciais, para enviarem donativos aos atingidos pelas fortes chuvas no RS.
Presidente Lula desembarca no RS
O presidente Lula (PT) desembarcou no Rio Grande do Sul, junto agora de nove ministros, entre eles, o da Fazenda, Fernando Haddad, a da Saúde, Nísia Trindade, e o da Educação, Camilo Santana.
O presidente se reúne com o governador gaúcho, Eduardo Leite, prefeitos dos municípios afetados e autoridades locais, com o objetivo de reforçar o trabalho conjunto que está sendo feito.
Com informações da Rádio Gaúcha, g1, Defesa Civil do RS e Agência Brasil