Semana Santa: Sexta-Feira da Paixão do Senhor

O dia deve ser de respeito e meditação diante da morte de Jesus
Nesta Sexta-Feira Santa, relembra-se a Paixão e Morte de Jesus. O momento de silêncio, jejum e oração marcam este dia tão importante para a Igreja Católica.
Jesus carrega sua pesada cruz nas costas por um longo caminho rumo ao Calvário. É o peso dos pecados da humanidade. Consigo, Ele carrega as dores e o sofrimento do mundo.
Apesar da morte de Cristo na cruz e a entrega da vida que Ele fez por toda a humanidade, o clima deve ser de respeito e meditação diante da morte do Senhor. Ao morrer, Ele foi vitorioso e trouxe a salvação para todos.
Jesus morre na cruz (Evangelho de São Mateus 27, 45-50.54)
A partir do meio-dia, houve trevas em toda a região, até às três horas da tarde. E, pelas três horas da tarde, Jesus bradou com voz forte: “Eli, Eli, lemá sabachthani”, quer dizer, “Meu Deus, Meu Deus, porque Me abandonaste?” Alguns dos presentes ouviram e disseram: «Está a chamar por Elias». E logo um deles correu a pegar numa esponja, ensopou-a em vinagre, pô-la numa cana e deu-Lhe a beber. Mas os outros disseram: «Deixa lá! Vejamos se Elias vem salvá-Lo». E Jesus, dando novamente um forte brado, expirou.
Entretanto, o centurião e os que estavam com ele de guarda a Jesus, ao verem o tremor de terra e o que estava a suceder, ficaram aterrados e disseram: «Ele era, na verdade, Filho de Deus».
Oração
Senhor Jesus Cristo, na hora da vossa morte, o sol escureceu. Sois pregado na cruz sem cessar. Precisamente nesta hora da história, vivemos na escuridão de Deus. Pelo sofrimento sem medida e pela maldade dos homens o rosto de Deus, o vosso rosto, aparece obscurecido, irreconhecível. Mas foi precisamente na cruz que Vos fizestes reconhecer. Precisamente enquanto sois Aquele que sofre e que ama, sois aquele que é elevado. Foi precisamente lá que triunfastes. Ajudai-nos a reconhecer, nesta hora de escuridão e confusão, o vosso rosto. Ajudai-nos a crer em Vós e a seguir-Vos precisamente na hora da escuridão e da privação. Mostrai-Vos novamente ao mundo nesta hora. Fazei com que a vossa salvação se manifeste.
“Era quase à hora sexta e em toda a terra houve trevas até a hora nona. Escureceu-se o sol e o véu do templo rasgou-se pelo meio. Jesus deu então um grande brado e disse: ‘Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito’. E, dizendo isso, expirou.” – Lucas 23; 44-46
- 15h: Solene Oração Litúrgica, com adoração da Cruz;
- 19h30: Procissão do Senhor Morto
Sábado: Catedral vai permanecer fechada durante o dia – Dia do Silêncio
- 19h: Celebração da Vigília Pascal – Vigília da Ressureição com Bênção do Fogo Novo, do Círio Pascal, Procissão e Anúncio da Páscoa, Bênção da Água e Missa da Vigília Pascal presidida pelo bispo Dom Adilson Pedro Busin, CS
Domingo de Páscoa: Ressurreição do Senhor
- 9h, 18h e 19h30: Missas na Catedral Diocesana