Secretaria da Saúde de Tubarão e UniSul lançam Programa TEA

O lançamento ocorreu na quinta-feira (12)


A Secretaria Municipal de Saúde lançou nesta quinta-feira (12), o Programa de Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de uma parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Campus Tubarão, em solenidade realizada no Bloco da Saúde.

Este programa prevê que os pacientes encaminhados para atendimento deverão ser os que já possuem o diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro Autista (TEA) nível 1. O programa contemplará, ainda, o acolhimento e capacitação dos familiares dos pacientes encaminhados com TEA de nível 2 e 3, reconhecendo a importância de suporte mais amplo para esses casos.

As atividades do programa serão conduzidas pelos servidores da secretaria que compõem a equipe multidisciplinar, com a participação de uma fonoaudióloga, uma psicóloga, dois educadores físicos, um fisioterapeuta e um nutricionista, e os atendimentos são realizados nas dependências da UniSul.

Para ter acesso ao serviço, o paciente precisará passar por avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e, após o encaminhamento ao programa, um profissional responsável pela unidade enviará, através de um memorando interno (via 1DOC) para o setor TEA – Programa TEA, as informações e documentos para registro do paciente na lista de espera própria do serviço. O memorando enviado deve incluir, obrigatoriamente:

– Cópia anexada do encaminhamento médico;

– Cópia anexada do documento de identidade do paciente e do responsável;

– Cópia anexada do Cartão Nacional de Saúde (CNS);

– Cópia anexada do comprovante de residência atual;

– Número de telefone atualizado para contato;

O programa está em fase inicial e há o ensejo de ampliação da sua abrangência de acordo com a viabilidade de uma estrutura mais complexa.

Ao todo, estão disponíveis seis salas para o atendimento, que será realizado pela equipe multiprofissional composta pela coordenadora Stefani Barcelos; a fonoaudióloga Silvania Ascari; a psicóloga Silvani Schilikman; o fisioterapeuta Kelser Kock; os educadores físicos Taís Crescêncio e Rafael Caumo; e a nutricionista Carmela de Patta. “Tenho a certeza de que o programa que nasce hoje será um grande sucesso e atenderá uma grande necessidade municipal. Gostaria, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, agradecer imensamente a parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina em mais um grande projeto”, destacou a secretária Chaiana Esmeraldino Marcon.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?