SC firma parceria para incentivar a venda de pescados no Programa de Aquisição de Alimentos
O intuito é cadastrar o maior número de pescadores do estado e fomentar o setor
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Secretaria de Aquicultura e Pesca e a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc) firmaram nesta quarta-feira (4), uma parceria para incentivar a venda de pescados para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O intuito é cadastrar o maior número de pescadores do estado e fomentar o setor.
A parceria prevê mutirões nas colônias de pescadores de Santa Catarina para orientação e cadastro dos pescadores no PAA. O primeiro será realizado já na próxima quinta-feira, 5, em São Carlos, no Oeste do estado, a partir das 14h30. Já no dia 16, será a vez de Florianópolis.
Outra ação é o cadastramento de ostras, marisco e outros produtos na lista de itens que podem ser comprados pelos municípios por meio do programa. “O consumo de pescados traz muitos benefícios para alimentação e valoriza a tradição pesqueira catarinense, então queremos que esses alimentos sejam incluídos na lista do PAA para serem utilizados em toda a rede socioassistencial”,comenta a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.
O presidente da Fepesc, Ivo da Silva, agradeceu o apoio do Governo do Estado para o setor e destacou que a parceria é muito importante para beneficiar principalmente os pescadores artesanais.”Nós enquanto Federação vamos mobilizar todas as colônias de pescadores para auxiliar na divulgação dessas informações que são muito importantes para fomentar ainda mais o setor”, disse.
Atualmente Santa Catarina é o estado com o maior número de embarcações pesqueiras do Brasil, o maior número de empresas e detém cerca de 25% do total dos empregos do setor no país.
O PAA em Santa Catarina
O Edital do PAA em Santa Catarina tem ao todo R$10 milhões para a compra de alimentos em 130 municípios habilitados. Ao todo são 414 unidades que estão aptas a receber os itens, entre elas, equipamentos da rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional, unidades da rede de ensino e de saúde pública ou filantrópica, além de entidades inscritas nos conselhos de Assistência Social.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias