Santa Catarina amplia ações para garantir balneabilidade das praias

Policiamento foi reforçado para atender demandas da grande passagem de turistas.


O governo de Santa Catarina lançou oficialmente nesta sexta-feira (15) um extenso pacote de ações para a Estação Verão na temporada 2023/2024.

O esforço conjunto tem como objetivo organizar os trabalhos do Estado em uma temporada em que há um enorme número de visitantes e um aumento no fluxo em suas praias, resorts, parques-aquáticos e tudo que o verão pode proporcionar. A estimativa é de que 2,8 milhões de turistas de outros estados e internacionais venham para as cidades catarinenses.

Para organização dos trabalhos do Poder Público, as ações da Estação Verão estão previstas entre dezembro 2023 e março de 2024. Estão envolvidos a Polícia Científica, a Polícia Civil, os Bombeiros Militares, a Polícia Militar, a Casan, a Celesc, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Saúde, a Secretaria de Estado do Turismo e o Instituto de Meio Ambiente de SC.

Além da ação conjunta de vários órgãos públicos estaduais, a Estação Verão conta com a participação de organizações do setor privado: como o Sebrae e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomercio-SC), tendo o objetivo de destacar o estado nacionalmente e internacionalmente nesse período.

Nas ações turísticas, um dos principais intuitos da Secretaria de Turismo (SETUR) é apresentar o estado como uma estância turística e explorar todo o potencial de Santa Catarina. Assim, durante o verão, o programa tem como objetivo mostrar mais escolhas para quem deseja explorar o turismo catarinense. Em 2023, Santa Catarina recebeu 10 premiações no evento nacional “O Melhor de Viagem e Turismo”, do Grupo Abril, o que mostra o reconhecimento atual em nível nacional e deve aumentar o número de visitantes no estado.

As estimativas para a temporada de verão de 2023/2024 preveem um aumento de 12% na população flutuante no litoral catarinense, em comparação com o verão anterior. A estimativa de fluxo aéreo terá um aumento de 10% em relação à temporada de verão anterior, com crescimento de cerca de 27% no número de passageiros nacionais e 38% nos internacionais, em comparação ao ano anterior.

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) irá aumentar a partir da segunda semana de janeiro até o fim de março de 2024, a sua frequência de coleta de balneabilidade em 82 pontos.

A regularidade da coleta se dará entre o período de 8 de janeiro até 31 de março de 2024, de segunda a quinta-feira (exceto feriados) três vezes por semana em 10 pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo.

“A ideia de aumentar a frequência da coleta é trazer uma resposta mais precisa das condições sanitárias da praia à população, principalmente, nas praias urbanas, podendo refletir melhor as condições ambientais dos pontos amostrados, visto que as informações também podem servir de apoio para que os municípios implementem ações de melhoria de saneamento”, explica a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?