Rádio e TV Tubá transmite ao vivo o desfile cívico de 7 de setembro; saiba como acompanhar
Público ouvinte e espectador podem acompanhar nas redes sociais e no rádio
A Rádio e TV Tubá vai transmitir a partir das 7h50, direto da avenida Marcolino Martins Cabral, no Centro de Tubarão, o desfile cívico de 7 de setembro no município.
Com pouco mais de 11 mil envolvidos no desfile e expectativa de milhares de pessoas na avenida, o desfile começa às 8 horas, e será transmitido até 11h50 pela emissora, devido ao horário eleitoral gratuito às 12 horas.
A primeira parte do desfile contará com os comentários de Bruno Vandresen e Ramon Silveira. A segunda parte terá os comentários de Antônio Bento e Gabriel Rodrigues.
A independência do Brasil
Proclamada por Dom Pedro I, a independência do Brasil é considerado o momento mais importante do país. Desde 1808, a família real de Portugal estava em solo brasileiro, comandando o país, que ainda continuava como colônia.
Pedro I foi deixado como Príncipe Regente por Dom João, que retornou a Portugal em abril de 1821. Na época, Pedro enfrentava problemas como governante, sendo uma pessoa controversa politicamente e sem mão firme para comandar a nação brasileira.
Crescia a rivalidade entre brasileiros e portugueses. Vários grupos ainda eram favoráveis à separação do Brasil de Portugal e da instauração de uma República. Na época, Portugal era um reinado.
Os problemas somente cresciam e Portugal instituía uma série de leis consideradas descabidas, de forma a impedir avanços de movimentos brasileiros. A situação causou mais alvoroço no Brasil. O parlamento português ordenou, por exemplo, que Pedro retornasse à Europa, temendo que ele pudesse liderar um movimento de independência, explica a enciclopédia inglesa.
Neste cenário de tensão e pressão por todos os lados, Pedro de Alcântara respondeu a Portugal dizendo que iria ficar no Brasil, em uma data que ficou conhecida como o “Dia do Fico”, ocorrida em 9 de janeiro de 1822.
Em junho deste mesmo ano, Pedro convocou uma assembleia constituinte e legislativa. E, para tentar frear as ambições dos republicanos e também de portugueses que queriam restabelecer os laços coloniais com mais força, o então Príncipe-regente declarou a independência do Brasil em 7 de setembro.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias