Quem é Gabriel Bortoleto, brasileiro que escolheu número 5 de Sebastian Vettel na F1?

O piloto ganhou prêmio da FIA de Novato do Ano


A Fórmula 1 é um dos esportes mais concorridos da história. Assim como o futebol, leva milhares de fãs às arquibancadas, que se unem para torcer pelos corredores favoritos ou de seus países. No Brasil, um dos que fazia o país parar era Ayrton Senna, morto em um acidente durante o circuito de Ímola, em 1994.

Outros brasileiros surgiram logo depois, como Bruno Senna, Nelson Piquet Jr., Pietro Fittipaldi e Felipe Nasr, mas nenhum deles conseguiu tanto destaque quanto Rubens Barrichello e Felipe Massa no período pós-Senna. Antes de Senna, é claro, o Brasil teve os pilotos Emerson e Wilson Fittipaldi, Nelson Piquet, entre outros.

Desde 2020, o Brasil não é representado na F1. No entanto, a situação irá mudar a partir de 2025, já que Gabriel Bortoleto, sensação na F2 após ser campeão e um dos pilotos mais promissores dada nova geração irá estrear pela Sauber. Bortoleto, em 2023, ainda foi campeão da F3, e depois indicado “Novato do Ano” pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Neste ano, venceu a premiação e recebeu o prêmio das mãos de Max Verstappen.

“Estou muito feliz de estar aqui hoje recebendo esse prêmio. Na última temporada também tive um bom ano como rookie (novato)”, disse Bortoleto.

A carreira de Bortoleto na F1 será ainda mais desafiadora, já que ele é o único brasileiro no alto escalão e irá usar a número 5, que tinha como titular Sebastian Vettel, tetracampeão mundial.

Quem é o novo 5 da F1?

Gabriel Bortoleto tem 20 anos, sendo um dos mais jovens na categoria principal. Nascido em Osasco-SP, ele iniciou sua carreira ainda no kart, se destacando até 2019, quando entrou para o Campeonato Italiano de Fórmula 4. Naquele ano de 2020, o brasileiro marcou dois pódios em Monza e terminou em quinto lugar na classificação geral.

No ano seguinte, Bortoleto participou do Campeonato de Fórmula Regional Europeia com a FA Racing. No entanto, foi na Fórmula 3 que se consolidou uma grande promessa, garantindo o título com a equipe Trident na primeira temporada. 

Já na Fórmula 2, Bortoleto foi o segundo brasileiro a conquistar o título nesta década, já que em 2022, Felipe Drugovich venceu na categoria. Bortoleto integrou a equipe Invicta Racing.

Confira alguns números do piloto:

  • F3: 1º lugar no campeonato, 164 pontos, 2 vitórias, 6 pódios
  • F2:  1º lugar no campeonato, 214,5 pontos, 2 vitórias, 8 pódios

Assinando com a Sauber e o peso da 5

Com sua vaga garantida na F1, Bortoleto assinou com a Sauber no dia 6 de novembro. A equipe, que em 2026 se chamará Audi F1 Team, aposta na experiência de Nico Hülkenberg e na juventude do brasileiro. Ambos substituem Valtteri Bottas e Zhou Guanyu. Bottas recebeu sondagens da Mercedes, mas nada foi firmado, já Zhou pode integrar como piloto reserva da scuderia Ferrari.

E por falar em sua vaga na Sauber, como já mencionado, Bortoleto será o número 5, usando por diversos corredores. O número 5 é um dos mais bem-sucedidos da história da F1: com ele, dez pilotos dentre 86 foram campeões mundiais.

Além de Vettel, outros campeões já utilizaram a número 5 em algum momento da carreira, como Fernando Alonso, Michael Schumacher e os brasileiros Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Felipe Massa também utilizou o número em seu carro.

A estreia da jovem promessa na F1 será somente no dia 16 de março de 2025 no GP da Austrália. Os fãs de automobilismo, com certeza, aguardam com expectativa as primeiras impressões que Bortoleto promete causar.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?