Mais de 150 mil pessoas já foram ao velório do Papa Francisco, segundo estimativas do Vaticano

Milhares de pessoas ainda esperam do lado de fora da Basílica de São Pedro
Mais de 150 mil pessoas já foram ao velório do Papa Francisco desde quarta-feira (23), segundo estimativas do Vaticano. De acordo com as informações, milhares de pessoas fazem filas para a despedida do Papa, que acontece às 14 horas desta sexta-feira (25).
Os portões da Basílica fecharam às 2h30 e foram reabertos às 5h40 nesta sexta. A visitação durará até as 19h, no horário local (14h, no horário de Brasília).
O caixão do papa ficará aberto para visitação pública até esta sexta-feira (25), e será fechado às 15h no horário de Brasília. O Vaticano espera que 200 mil pessoas consigam prestar suas últimas homenagens até esta sexta-feira, que é feriado nacional por conta da celebração da a libertação da Itália da ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
Ao todo, 50 chefes de Estado e 10 monarcas confirmaram presença no funeral do papa Francisco, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, da França, Emmanuel Macron, o príncipe William, do Reino Unido, entre outros. Os líderes internacionais devem chegar a Roma nesta sexta-feira, onde são esperadas até 200.000 pessoas para o enterro.
Segundo informou a Secretaria de Estado da Santa Sé, 130 delegações estrangeiras estarão presentes ao funeral do papa, na manhã de sábado. Medidas de segurança foram reforçadas no Vaticano para receber os convidados de honra.
No sábado (26), às 10 horas (horário local), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Com informações de RFI, Agência Brasil e Vatican News / Foto: Padre Samuel Colombo
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

