Qual o significado e a importância de Corpus Christi para a Igreja Católica?

Solenidade de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264
A solenidade de Corpus Christi é celebrada nesta quinta-feira, dia 19 de junho, nas 29 paróquias da Diocese de Tubarão, resgatando a história e tradição da Igreja Católica realizada desde 1264.
Esta solenidade litúrgica foi Instituída pelo Papa Urbano IV (1262-1264), através da bula “Transiturus de hoc Mundo”, de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Antes de ser escolhido como pontífice, o Papa Urbano IV foi Cônego de Liége, na Bélgica, e se chamava Tiago Pantaleão de Troyes, o mesmo que recebeu o segredo das visões da Freira Juliana de Liége, que pedia uma festa da Santa Eucaristia no calendário litúrgico. A solenidade de Corpus Christi entra no calendário litúrgico da Igreja para evidenciar e enfatizar a presença real do Senhor Jesus no pão e no cálice consagrados.
“A festa de Corpus Christi surge a partir do milagre eucarístico de Bozena e começa-se então a procissão de Corpus Christi naquele local. Havia também alguns indícios na Holanda de procissões com o Corpo de Cristo. Então, em 1264, com o Papa Urbano IV, foi publicado uma bula chamada ‘Transiturus de hoc Mundo’, em que se nota a instituição desse dia de Corpus Christi, para que toda a igreja celebrasse, de fato, enfeitando as ruas com o Corpo de Cristo, levando em procissão aquele que é o centro da nossa fé, o nosso Deus, aquele que está no meio de nós, no corpo, na espécie do Corpo e Sangue de Cristo, nas espécies do pão e do vinho”, explica o vigário paroquial da Catedral Diocesana, padre Matheus Scremin.
O dia é de Corpus Christi é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. De acordo com o Pe. Willian Fernandes, reitor do Seminário Nossa Senhora de Fátima, de Tubarão, a solenidade de Corpus Christi é importante para que os fiéis possam encontrar “as raízes de sua fé”.
“Essa festa é muito importante, primeiramente, para nós, encontrarmos as raízes de nossa fé. Então, perceber que na Eucaristia, nós contemplamos o grande mistério do amor de Deus para conosco, que nos salvou e quis permanecer conosco através deste Sacramento tão sublime. A Eucaristia é uma oportunidade para contemplarmos a misericórdia e o amor de Deus”, diz o padre Willian.
Muito além da confecção de tapetes, Corpus Christi é um dia de fé e considerado dia de preceito na Igreja, ou seja, os fiéis são obrigados a participar da Santa Missa e evitar trabalhos e atividades que possam impedir a santificação do dia.
A participação na Missa e na procissão é altamente incentivada para todos os católicos, reafirmando a centralidade da Eucaristia na vida da Igreja. Por isso, a solenidade de Corpus Christi tem tamanha importância litúrgica.
“Há um grande projeto de amor, que a despeito de todas as dificuldades que possamos encontrar ao longo de nossa história, nós não estamos abandonados. Há um Deus que caminha conosco. Isso, já também, desde o Antigo Testamento, quando Deus caminhava com o povo de Israel pelo deserto até o Monte Sinai e depois à Terra Prometida. E agora, realmente caminhando com através de Cristo, em Cristo e com Cristo pelas ruas da cidade, npos continuamos a ter presente esse Deus que nos ama tanto e continua caminhadno conosco. Eu acredito que essa é a maior renovação espiritual que a Eucaristia pode fazer em nossas vidas, não nos deixando sozinhos ou desamparados”, conclui o sacerdote.
Confira a entrevista completa com o Pe. Willian Fernandes clicando aqui.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias.