Procon de Imbituba realiza pesquisa de preço de produtos na cidade

Interrupção de trecho no Morro dos Cavalos acabou atrasando no abastecimento de mercadorias


Por causa do excesso de chuva dos últimos dias, que interrompeu a BR-101 e atrasou o abastecimento de mercadorias nos estabelecimentos da região, o Procon de Imbituba decidiu realizar uma força-tarefa para combater possíveis abusos nos preços dos produtos que são comercializados na cidade.

A iniciativa de monitorar os preços foi, justamente, para impedir variações nos valores dos gêneros alimentícios que eram comercializados antes dos temporais e do desabastecimento.

O superintendente do Procon advertiu que, apesar de não haver tabelamento de preços no país, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) tem dispositivos que coíbem práticas abusivas de preços. Para um produto subir de valor e de forma brusca, é necessário que haja um motivo justo. O que, no caso de calamidade pública, não se justifica.

Neste primeiro momento, é importante uma campanha de conscientização, tanto para os vendedores, quanto para os consumidores, afinal, o livre comércio tem limite, sobretudo, em um momento de colapso.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?