Francisco Henrique Simplício, o “Kiko”, foi localizado em Laguna com marcas de violência
A Polícia Civil iniciou as investigações sobre um suposto caso de latrocínio – roubo seguido de morte – que chocou a comunidade do bairro Cabeçuda, em Laguna. A vítima foi identificada como o pescador Francisco Henrique Simplício, popularmente conhecido como “Kiko”, de 79 anos.
O idoso foi encontrado sem vida no interior de sua própria residência na manhã deste domingo (31), mobilizando as forças de segurança do município.
Sinais de violência e objetos desaparecidos
A ocorrência começou a ser desenhada após a Polícia Militar ser acionada para atender a um chamado de encontro de cadáver. Ao entrarem no imóvel, os policiais militares confirmaram que o idoso já estava morto e constataram que o corpo apresentava diversas lesões, além de vestígios de sangue espalhados pelo local.
Durante a averiguação inicial na cena do crime, as guarnições identificaram sinais claros de arrombamento em uma das entradas e muita desordem nos cômodos.
O indício de crime patrimonial ganhou ainda mais sustentação após os familiares da vítima realizarem uma vistoria na casa e darem falta de dinheiro em espécie e de vários objetos pessoais de Kiko.
De acordo com os relatos colhidos por testemunhas na localidade, o idoso havia sido visto com vida pela última vez na noite de sábado (30). Vizinhos do pescador também relataram às autoridades terem ouvido barulhos suspeitos vindos da propriedade durante a madrugada.
Câmeras de monitoramento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) compareceu ao endereço e atestou o óbito do idoso. Diante dos fatos, a Polícia Militar isolou a área para preservar as evidências até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica, que realizaram a perícia no local e assumiram o comando do inquérito.
Como um primeiro passo para tentar identificar os autores da ação criminosa, a PM conseguiu coletar imagens de câmeras de monitoramento instaladas nas proximidades. O material captou movimentações consideradas relevantes para a elucidação do caso e já foi repassado aos investigadores civis. A ocorrência foi formalmente registrada pela Polícia Militar como latrocínio consumado.
Velório e sepultamento
O corpo de Francisco Henrique Simplício está sendo velado na Capela da Pax Funerária de Laguna, localizada na Rua Anita Garibaldi, nº 95, no bairro Campo de Fora. Já o sepultamento do idoso está marcado para ocorrer no final da manhã, às 11h30, no Cemitério da Glória.











