Papa Francisco alerta sobre a Inteligência Artificial: “sombra do mal”

Nota publicada pelo Vaticano visa alerta líderes políticos de todo o mundo
O Vaticano publicou uma nota, nessa terça-feira (28), sobre a relação entre Inteligência Artificial e inteligência humana dos Dicastérios para a Doutrina da Fé e para a Cultura e Educação.
O pedido do Papa Francisco foi para que os governos acompanhem de perto o desenvolvimento da IA, alertando que a tecnologia contém a “sombra do mal” pela sua capacidade de poder espalhar desinformação.
“A mídia falsa gerada pela IA pode gradualmente minar as bases da sociedade”, disse um novo texto sobre ética da IA, escrito por dois departamentos do Vaticano e aprovado pelo Papa Francisco. “Essa questão exige regulamentação cuidadosa, pois a desinformação — especialmente por meio de mídias controladas ou influenciadas pela IA — pode se espalhar de forma não intencional, alimentando a polarização política e o descontentamento social”, afirmou o documento.
Em junho de 2024, durante a cúpula do G7, na Itália, o Papa Francisco já havia alertado que as pessoas não deveriam permitir que algoritmos determinassem seu destino. O pontífice, na semana passada, enviou uma mensagem ao Fórum Econômico Mundial (FEM) sobre a IA, alertando líderes políticos, econômicos e empresariais sobre a tecnologia.
“Assim como em todas as áreas onde os humanos são chamados a tomar decisões, a sombra do mal também paira aqui”, afirmou. “A avaliação moral dessa tecnologia precisará levar em conta como ela é direcionada e utilizada.”
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias