Nutricionista indica sucos naturais para quem quer emagrecer neste verão

Dicas preciosas para manter a hidratação e se refrescar no verão


Com a chegada do verão, é importante manter a hidratação em dia de forma saudável, seja com água ou sucos naturais. Os últimos dias têm sido quentes em Tubarão e no estado, e o verão promete ser ainda pior, com temperaturas altas, dias abafados e com o sol escaldante.

E claro, é nessa época do ano que muitos vão às praias para curtir o momento em família ou com os amigos e se divertir. Mas há aqueles que querem fazer exercícios físicos, e como o calor cansa mais que em dias frios, o praticante precisa de energia para estar disposto a caminhar, correr ou jogar futebol na praia.

Os sucos naturais, como eles podem auxiliar na hora da hidratação, também podem ajudar a dar energia para quem pratica exercícios físicos durante dias quentes.

Daniela Nandi, nutricionista especialista em emagrecimento e nutrição esportiva, que conta com experiência de mais de 25 anos, além nove especializações na área e um mestrado, comenta que os sucos podem ajudar bastante no pré-treino do pessoal que gosta de treinar.

“Para praticantes de atividades físicas que querem ou precisam de energia no pré-treino, por exemplo, poderíamos bater a polpa de açaí com banana, que dá bastante energia. Tem uma carga calórica bem interessante para um pré-treino. Podemos adicionar limão, e até dar um toque com leite em pó ou leite condensado. Vai ficar um pré-treino super refrescante, saboroso, e com energia bombando para um treino nota 10”, indica a nutricionista.

O que beber na hora da dieta?

Muitas pessoas, também, querem aproveitar as férias e o verão para emagrecer. Se saciar com o refrigerante e muitos açúcares não vai ajudar em nada, causando apenas um prejuízo no andamento de uma dieta.

Uma válvula de escape para quem quer emagrecer é beber um suco natural com limão, água de coco, couve e gengibre. Segundo a nutricionista, esse suco é quase zero caloria.

“No caso do povo do projeto verão, quem quer emagrecer, desintoxicar. É a bola da vez, né? Todo mundo quer tirar um quilinhos e desintoxicar. A gente pode fazer uma bebida quase zero caloria, utilizando apenas limão, água de coco, e adicionar couve e gengibre, pra ficar mais diurética, dando a saciedade. A couve tem fibra. A couve e a manteiga dá saciedade, e o gengibre para acelerar um pouquinho o metabolismo”, comenta Daniela. 

Daniela também indica que outras bebidas, além dos sucos naturais, podem ser preparadas, como água com gás com meio limão espremido.

“Quem quer uma bebida mais prática para emagrecimento, pode apenas espremer um meio limão e 300 mL de água com gás que também fica muito rápida de fazer, bem gosto e refrescante, também”, completa ela.

Smoothies de frutas vermelhas também são indicados para quem quer emagrecer, visto que algumas frutas como morango e framboesa são antioxidantes. As frutas vermelhas também são de grande ajuda no combate ao envelhecimento, pois, além da vitamina C, elas têm magnésio, cálcio, antocianinas e compostos fenólicos. Também são ricas em vitaminas do complexo B, que contribuem para o bom funcionamento das células.

A nutricionista fala que o smoothie é muito bem-vindo na mesa para ser uma bebida refrescante e natural.

“Outra dica legal para quem quer emagrecer é adicionar frutas vermelhas, que são alimentos funcionais muito ricos em antioxidantes. Então a gente pode fazer, por exemplo, um smoothie de frutas vermelhas. A gente congela, compra as frutinhas vermelhas do gosto do indivíduo, que podem ser morango, framboesa, mirtilo, amora… congela, depois bate, ou com água com gás ou com água natural mesmo. Então ficam pedacinhos de gelos no meio das frutas que estavam congeladas. É um smoothie que a gente chama, que é muito refrescante, e também ajuda no processo de emagrecimento”, comenta.

Bebidas para hipertensos

Além de pessoas que querem seguir uma dieta e tem uma rotina de exercícios físicos, algumas bebidas especiais como sucos combinados com chás. O ideal é preparar com frutas e chás mais diuréticos na preparação da bebida.

A nutricionista Daniela Nandi indica algumas frutas e chás, como o de capim cidreira, fala sobre os sucos quem podem ser feitos e explica que frutas e chás diuréticos podem auxiliar a manter a pressão arterial normal.

“Para os hipertensos, a gente já pode utilizar frutas e chás mais diuréticos. As frutas diuréticas que temos são o abacaxi, melancia, limão, maçã verde. Já os chás que são bastante diuréticos são o de capim cidreira, capim santo. Eles também auxiliam na manutenção de uma pressão arterial normal. Eles não alteram a pressão. O chá de hibisco já altera, aumenta a pressão. Os chás de capim santo e capim cidreira são ótimos para misturar em um suco, né”, diz ela.

Confira a indicação da nutricionista para um suco combinado com um chá:

  • Adicionar abacaxi, limão, maça verde e um chá, ou de capim cidreira ou de capim santo
  • Melancia e limão, mais um chá como o de capim cidreira ou capim santo

Ouça a reportagem completa abaixo.

 

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?