Número de pessoas em situação de rua diminui em Tubarão

As forças-tarefas são realizadas constantemente pela prefeitura 


As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família (SASMF), do Setor de Atendimento à População em Situação de Rua (Setor POP), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos serviços de acolhimento, e que têm o apoio das forças de segurança, compostas pelas polícias Militar e Municipal, realizaram, na noite de terça-feira (14), a 41ª força-tarefa de 2025.

A ação de resgate e acolhida foi efetuada em diversos pontos da cidade, contando sempre com a parceria das casas de apoio para pernoite, projeto João 3:16 e Albergue da Paz, e com a colaboração da comunidade, que informa pontos onde visualizam pessoas em situação de rua, ajudando na busca assertiva.

De acordo com a coordenadora do Setor POP, Daiane Barbosa, tem-se observado a diminuição do número de pessoas em situação de rua no município. “Esse resultado é fruto de um trabalho incansável dos serviços da rede socioassistencial, que de forma articulada tem criado mecanismos e estratégias de atendimento, principalmente, entre saúde e assistência social, visando ao encaminhamento mais adequado para cada caso”, relata.

Daiane destaca que muitos que estavam em situação de rua no início do ano, hoje se encontram em tratamento em comunidade terapêutica ou sob os cuidados dos familiares. “Nossa motivação em continuar com as ações da força-tarefa ocorre por sabermos que estamos conseguindo atender e acompanhar caso a caso. Nosso objetivo é o resgate à dignidade, oferta da qualidade de vida e um recomeço para quem realmente busca e almeja tratamento”, ressalta.

As ações da força-tarefa seguem ocorrendo semanalmente, com o objetivo de garantir acolhimento e suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias