Nova sede da Orquestra Santa Teresinha será inaugurada na próxima semana

A data está marcada para o dia 12 deste mês
A Associação Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus, reconhecida por seu impacto social e cultural na comunidade de Tubarão desde 2011, está prestes a inaugurar sua nova sede no dia 12 de fevereiro de 2025.
O projeto, realizado pelo Instituto Genésio Antônio Mendes (IGAM), marca um novo capítulo na história dessa instituição que tem transformado a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da música.
A Orquestra Santa Teresinha nasceu como um projeto social em 2011, idealizado pelo Pe. Edison de Souza Müller, pároco da paróquia Santa Teresinha, as religiosas, aqui destacamos a Irmã Johana Augusta Niemann, juntamente com as demais lideranças comunitárias, com o objetivo de oferecer oficinas de música no contraturno escolar. Em 15 de fevereiro de 2022, constituiu-se oficialmente uma associação, consolidando sua missão de promover inclusão e transformação social.
Com a construção da nova sede, iniciada em dezembro de 2023, a Orquestra busca solucionar os desafios enfrentados pela falta de infraestrutura. O novo prédio oferecerá uma estrutura moderna e funcional com 288m² de área planejada e construída, além de atender atualmente 45 crianças e adolescentes, a sede permitirá a expansão do número de vagas e fortalecerá os vínculos entre alunos, famílias e comunidade.
O IGAM foi o idealizador e realizador do projeto, investindo cerca de R$1.100.000,00 para viabilizar a obra. O novo espaço, localizado no bairro Passagem, conta com arquitetura diferenciada e será um ponto de referência para a região. Algumas empresas da região Sul Catarinense também apoiaram com doações de materiais, serviços e produtos, colaborando com a construção da obra.
A inauguração da nova sede da Orquestra Santa Teresinha representa um marco significativo para a valorização cultural da comunidade de Tubarão. Alguns resultados são esperados, como:
A ampliação das atividades socioeducativas, com a criação de novas oportunidades de profissionalização para jovens, a realização de eventos que integrem famílias, comunidade e parceiros locais.
O fortalecimento da economia local, dada a crescente visibilidade do bairro Passagem e suas rotas gastronômicas, religiosas e esportivas. A sede também reforça a sustentabilidade a longo prazo da Orquestra, permitindo a ampliação da equipe, a diversificação de parcerias, aprimoramento da gestão e avaliação de projetos, oferecendo aos atendidos um espaço com mais oportunidades.Com esse investimento, o IGAM reafirma seu compromisso com a responsabilidade social e a transformação por meio da cultura.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias