Missa que celebrou 70 anos da Diocese de Tubarão lota igreja matriz do Centro, em Laguna
Fiéis de diversas cidades acompanharam a missa presidida pelo bispo diocesano
A igreja matriz Santo Antônio dos Anjos, em Laguna, ficou lotada para a missa que celebra os 70 anos de criação da Diocese de Tubarão. A missa foi celebrada no sábado à noite por Dom Adilson Pedro Busin, CS.
Diversos fiéis de Laguna, Tubarão e outras cidades que compõem a diocese puderam acompanhar a missa, também concelebrada pelo padre Lenoir Steiner Becker, pároco da paróquia, e contando com a presença de outros sacerdotes.
Os 70 anos da diocese representa um marco histórico para a região e as outras 28 paróquias. A Diocese de Tubarão é a quarta mais velha e tem a segunda paróquia mais antiga de Santa Catarina. Para o padre Itamar Faísca Nunes, vigário paroquial, a missa destacou a importância da paróquia de Laguna.
Dentro dos 70 anos da Diocese de Tubarão, a importância reside porque a Paróquia Santo Antônio dos Anjos é a paróquia mais antiga do sul do Brasil. Ela foi fundada em 1697, portanto, também, acolher o nosso bispo diocesano Dom Adilson para presidir a Eucaristia é sempre um sinal de comunhão, de unidade entre todos os fiéis da diocese. Então a nossa alegria é grande”, afirma o padre.
Sendo a quarta diocese que surge em Santa Catarina e sufragânea da Arquidiocese de Florianópolis, a criação se deu no dia 28 de dezembro de 1954 pelo então Papa Pio XII, com a Bula Viget ubique Gentium e oficialmente instalada no dia 15 de agosto de 1955.
A posse do primeiro bispo, Dom Anselmo Pietrulla, OFM, aconteceu em 15 de agosto, junto da instalação da diocese. O território foi totalmente desmembrado da arquidiocese de Florianópolis. Até 1998, a diocese compreendia também o atual território da diocese de Criciúma. Dom Adilson é o sétimo bispo da diocese.
“Laguna porque é a mãe das igrejas aqui, inclusive é a segunda (mais antiga) do estado de Santa Catarina. E nós escolhemos aqui pela história, ou seja, onde começamos. Então a evangelização daqui se expandiu e quisemos justamente dar a abertura da nossa celebração, porque o jubileu, na verdade, o jubileu da Igreja celebramos e ao mesmo tempo os 70 anos da nossa diocese Nossa Senhora da Piedade. E aqui em Laguna, com o Santo Antônio dos Anjos da Laguna, queremos dar início a essa nossa peregrinação. Inclusive o jubileu Peregrinos da Esperança também nos coloca nesse caminho como igreja de Tubarão, também, com as 29 paróquias, as 405 comunidades. É uma data significativa, uma missa em si, uma missa da Sagrada Família, missa comum do domingo, digamos, mas é festa, e com esse título também da abertura dos nossos 70 anos”, diz o bispo diocesano.
Foto: Elvis Palma
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias