Mais de 50 idosos tiveram os direitos violados em Capivari de Baixo neste ano

Os moradores idosos representam 16% de toda a população do município.


Pelo menos 53 idosos de Capivari de Baixo sofreram algum tipo de violação de direitos entre janeiro e setembro deste ano em Capivari de Baixo. Os dados são do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, que realiza atendimentos nessa circunstância.

Os casos mais comuns são de negligência, quando o idoso deixa de receber da pessoa responsável os cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos ou mesmo proteção contra frio ou calor e maus tratos. Houve ainda um registro de violência patrimonial.

Diante dos casos registrados ao longo deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social vai promover a palestra “Até que ponto é dever do filho cuidar dos pais”. O evento será realizado nesta quarta-feira (22), às 19h, no Centro de Convivência da Terceira Idade.

O estatuto da Pessoa Idosa garante regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. A lei protege os idosos e assegura os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral.

De acordo com o Censo 2022, Capivari de Baixo possui 3.887 pessoas com 60 anos ou mais sendo 2.245 mulheres e 1.642 homens. Os moradores idosos representam 16% de toda a população do município. 

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?