Laguna registra cinco focos do mosquito da dengue
Os bairros Progresso e Cabeçuda são os únicos que registraram focos
O Programa de Combate à Dengue informou o registro de mais um foco do mosquito Aedes Aegypti em Laguna. Ao todo, são cinco focos, sendo três no bairro Progresso e dois na Cabeçuda.
De acordo com a coordenadora do programa municipal, Matiê Rossini, o novo foco foi encontrado semana passada no bairro Cabeçuda. Ao detectar a presença do mosquito, a equipe substitui a armadilha no local e realiza uma inspeção nos imóveis que estão num raio de 300 metros do local identificado.
“É feita a vigilância dessa armadilha a cada 7 dias. Depois de dois meses, realizamos novamente uma inspeção no raio de 300 metros do local”, explica.
O trabalho de rotina já é realizado semanalmente nas armadilhas distribuídas por diferentes locais do município. As inspeções de vigilância também são realizadas, quinzenalmente, em pontos estratégicos da cidade, onde são verificados os locais/recipientes com acúmulo de água, como cemitérios, borracharias, ferros velhos, pois são pontos estratégicos. Quando identificada a presença de larvas fazem a coleta para identificação.
Num dos bairros identificados, as larvas do mosquito foram encontradas em vasos de plantas. “Essa é a primeira vez que temos focos do mosquito transmissor da dengue no mês de janeiro, em Laguna. É importante que todos fiquem em alerta e cuidem de suas residências. Estamos passando por uma situação alarmante no estado e em todo o país”, reforça a coordenadora do programa municipal, Matiê Rossini.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias