Laguna inicia elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

10 de julho de 2025

O encontro teve como objetivo reunir informações e dados sobre a realidade alimentar no município


A Prefeitura de Laguna deu início à construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), em reunião intersetorial realizada na tarde de segunda-feira (8).

A iniciativa é coordenada pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), com a participação de representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura e Pesca, e Educação.

O encontro teve como objetivo reunir informações e dados sobre a realidade alimentar no município, que irão subsidiar a elaboração do plano.

Como parte do processo, no dia 16 de julho será realizada uma capacitação no auditório da UDESC, com a professora e nutricionista Rita Suselaine Vieira Ribeiro, da UNESC e conselheira do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). O tema da formação será “O Papel do COMSEA e da CAISAN na Política de SAN”, abordando a atuação conjunta dos órgãos na construção de políticas públicas.

A capacitação seguirá as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PLANSAN), que envolvem o fortalecimento do SISAN, combate à fome, acesso à terra e à água, sistemas alimentares resilientes, apoio à agricultura familiar, combate à má nutrição e garantia do direito humano à alimentação.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias