Laguna celebra o dia de Santo Antônio

O santo é padroeiro da cidade
Nesta sexta-feira (13). Laguna estará celebrando o padroeiro da cidade, Santo Antônio dos Anjos. A data, feriado municipal, também é reservada para os lagunenses e visitantes que se debruçam sobre sua fé e tradição, pedindo bênçãos ao santo.
O santo, um dos mais tradicionais da igreja católica, é popular por ser conhecido como o santo casamenteiro, mas também é procurado para ajudar a encontrar objetos perdidos e para alcançar outras graças, através de orações.
História
Fernando Martins de Bulhões, o Santo Antônio, nasceu em 1191, em Lisboa, Portugal. Filho único dos nobres Martinho de Bulhões e Teresa Taveira, desde pequeno demonstrava a religiosidade, o amor aos pobres e a habilidade em pregar.
Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior, hoje Sé de Lisboa, sob a direção dos cônegos da Ordem dos Regrantes de Santo Agostinho. Poucos anos depois, pediu permissão para ser transferido ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.
Formou-se em direito, teologia e filosofia. Possuía um conhecimento detalhado da Bíblia e de grandes pensadores. Por isso, era considerado doutor da Igreja. Em 1220, conheceu a Ordem Franciscana, recebendo, tempos depois, o hábito e o nome Antônio. Foi ordenado sacerdote em 1221.
Foi em Coimbra que Santo Antônio teve acesso aos corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos de Marrocos. Ao ver os cadáveres, iniciou a própria missão em busca do martírio e dedicando a vida, totalmente, à Igreja.
Decidiu viajar para o Marrocos, onde seguiria sua missão, mas adoeceu e precisou voltar a Coimbra. Doente, faleceu em 1231, aos 36 anos, na Itália. O processo de canonização foi iniciado poucos dias após a sua morte, sendo reconhecido em 1232, menos de um ano de falecimento. Em 1946, o então Papa Pio XII proclamou o santo como Doutor Evangélico.
O santo ficou popularmente conhecido com Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio de Pádua, Santo dos Pobres ou, simplesmente, como o Santo Casamenteiro.
Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias.