Imagem de Nosso Senhor dos Passos passa por restauro em preparação para a procissão em março, em Tubarão

Laboratório especializado está realizando a restauração da imagem


Realizada há 133 anos em Tubarão, a Procissão do Senhor dos Passos já é tradicional no município. Sendo uma bela devoção, a procissão marca a vida e a história da paróquia da Catedral desde que foi criada.

A devoção ao Senhor dos Passos surgiu ainda no século XVI. Os cristãos possuíam uma grande veneração pelo caminho que Jesus percorreu até o Calvário. Aos poucos, foi estabelecido o costume de meditar as 14 estações que Jesus padeceu ao ser crucificado, hoje conhecida como Via Sacra.

Com isso, a imagem de Jesus que porta a cruz para o Gólgota passou a ser seguida pelos fiéis, ampliando a espiritualidade do sofrimento e da morte do Senhor.

Em Tubarão, no dia 13 de março, às 18h50, haverá a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da Catedral Diocesana para a Matriz São José Operário de Oficinas, onde haverá missa às 19h30.

Já no dia 16 de março, haverá missa às 19 horas, seguida da Transladação Luminosa da imagem de Senhor dos Passos será realizada às 20 horas. O pároco da Catedral, padre Eduardo Rocha, comenta sobre a procissão, que é um patrimônio imaterial de Tubarão.

“A cidade toda de Tubarão participa, é um momento tão bonito de oração e devoção do nosso povo. A Procissão de Passos acontece há 133 anos em Tubarão e é Patrimônio Imaterial da cidade, através de uma Lei Municipal, e para nós é um privilégio, mais uma vez organizar esse momento de expressão de fé do nosso povo”, diz o pároco. 

Como explicado pelo padre Eduardo, a Procissão do Encontro vai ocorrer no horário de costume, às 16 horas do dia 17 de março, sempre em um domingo. A procissão com a imagem de Nosso Senhor dos Passos vai percorrer as ruas da cidade junto aos personagens históricos do tempo da Paixão, padres e fiéis que seguem logo atrás.

No mesmo horário, em Oficinas, sairá a imagem de Nossa Senhora das Dores, que ruma para a Praça da Catedral para se encontrar com o Senhor dos Passos. Em seguida do encontro, haverá o canto da Verônica.

Assim como no ano passado, um padre da Diocese de Tubarão vai proferir o Sermão do Encontro. O padre Adson Muniz, pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Magalhães, em Laguna, será o responsável pelo sermão. Em 2023, uma multidão de fiéis esteve presente acompanhando o sermão do padre Joel Bittencourt, pároco da paróquia Santa Otília de Orleans.

Porém, muitos que passam pela Catedral para rezar durante o dia, ou mesmo nas missas, sentiram falta da imagem do Senhor dos Passos junto de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Morto. De acordo com o padre Eduardo, a imagem está passando por uma restauração em preparação para a Transladação Luminosa e Procissão do Encontro.

“Nesses anos todos nunca foi feito um restauro na imagem, mas ela estava precisando. Não está com cupim. Graças a Deus a madeira é boa, mas ela precisava de um cuidado. Inclusive estava um pouco desnivelada, algumas partes um pouco danificadas, então precisa de cuidado por ser uma imagem histórica e tão importante para nossa cidade. Ela foi para um laboratório de restauro especializado há algum tempo, e na semana da Procissão, que é o prazo, para empresa entregá-la com o serviço pronto, e por isso a imagem não está na Catedral neste momento”, comenta o padre.

A Rádio Tubá vai transmitir, como em todos os anos, a Transladação Luminosa e Procissão do Encontro nos dias 16 e 17 de março.

Fotos: Juarez Porto Cardoso

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?