Gravações reconstituem contexto histórico da Tomada de Laguna
O espetáculo deve atrair milhares de pessoas
A Tomada de Laguna é uma encenação épica que mistura teatro com cinema. Cenas históricas são gravadas previamente com a participação dos atores e figurantes, reconstituindo o contexto vivido por Anita e Giuseppe Garibaldi. As imagens editadas serão exibidas em telões nos dias do evento, aumentando o realismo da narrativa.
Tombada pelo Patrimônio Nacional como maior centro histórico no sul do Brasil, a cidade de Laguna foi o cenário das gravações de cenas como a aclamação da República Catarinense, fato ocorrido na Câmara de Vereadores em 1839.
A teatralização deste contexto histórico, a cargo do autor Adilcio Cadorin, está baseada nos fatos reais que aconteceram no mesmo local da encenação.
“A Tomada de Laguna conta parte da história dos feitos e batalhas que culminaram com a proclamação da República Catarinense, a derrota das forças do Império, a história de Anita Garibaldi, seus ideais, lutas e o encontro que a uniu ao italiano Giuseppe”, explica Cadorin.
Segundo o autor, “a representação faz uma releitura dos fatos aqui ocorridos e o seu resultado é transformado em material de informação e divulgação sobre a história da cidade e do espetáculo para órgãos públicos, bibliotecas, museus, escolas, universidades de arte, de história e de artes cênicas entre outros, para futuras referências para artistas, pesquisadores, estudiosos e comunidade em geral”.
Os ingressos podem ser adquiridos on-line no site https://tomadadelaguna.com.br/ onde é possível escolher as apresentações entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia, 13, está reservado para uma ação solidária.
A Tomada de Laguna 2024 é uma realização do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), com patrocínio da Celesc e apoio do Governo do Estado, Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura de Laguna.