Governo de Santa Catarina bate novo recorde com 16 mil cirurgias eletivas realizadas em outubro

A SES também ampliou a parceria com a rede privada


A Saúde de Santa Catarina alcançou um novo recorde em 2024, realizando 16.021 cirurgias eletivas com internação no mês de outubro. Esse número representa um aumento de 76% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram realizados 9.100 procedimentos. O dado reflete os esforços para atender pacientes em filas de espera, especialmente para cirurgias que exigem internação, historicamente as mais críticas no estado.

“Estamos reestruturando a Saúde de Santa Catarina, ampliando o número de cirurgias, modernizando a infraestrutura hospitalar e levando os procedimentos mais perto dos catarinenses. Já avançamos muito, mas ainda há mais por fazer para aliviar o sofrimento de quem espera por atendimento”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Outros meses de 2024 também registraram números expressivos: em julho, foram realizadas 15.769 cirurgias, e em agosto, 14.661. De janeiro a outubro, o Sistema de Regulação (Sisreg) contabilizou um total de 131.940 cirurgias eletivas com internação, beneficiando dezenas de milhares de pessoas que aguardavam por tratamento.

Os resultados foram possíveis graças a uma série de iniciativas implementadas desde 2023 pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Entre elas, destacam-se a abertura de novos leitos de enfermaria e UTI, a habilitação estadual em cardiologia para oito hospitais e em ortopedia para 14 unidades. Além disso, foi criada a Tabela Catarinense de procedimentos, que permite pagamentos até 12 vezes superiores à tabela SUS, e lançado o Programa de Valorização dos Hospitais.

A SES também ampliou a parceria com a rede privada, contratando mais sete unidades para atender pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que elevou para 198 o número de hospitais integrados à rede pública no estado. Esse número deverá crescer nos próximos meses.

“Esses resultados só foram possíveis graças à determinação do governador Jorginho Mello, que colocou a saúde como prioridade. Estamos trabalhando junto com os hospitais e os municípios para garantir que as cirurgias sejam realizadas em prazos dignos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias

Precisa de ajuda?