Força-tarefa realiza abordagens de pessoas em situação de rua em Laguna

Equipes percorreram diversas localidades do município 


Nesta quarta-feira (29), equipes da prefeitura de Laguna, incluindo as secretarias de Assistência Social, Saúde, Administração, Fundação Irmã Vera e Defesa Civil, juntamente com a Polícia Militar e Guarda Municipal, uniram esforços na Operação “Força-tarefa” para abordar pessoas em situação de rua, no município de Laguna.

O objetivo da operação foi controlar o fluxo desses indivíduos, identificar suas cidades de origem, suas atividades na cidade e verificar o estado de saúde de cada um, realizando os encaminhamentos necessários para atendimento nos Cras e Creas.

As equipes percorreram diversos locais, incluindo a Rodoviária Municipal, onde havia a maior concentração, o Centro Histórico, Campo do Lec, Mar Grosso, Campo de Fora, entre outros.

Durante as abordagens, foram encontradas pessoas de ambos os sexos, algumas sem vínculo familiar, incluindo aquelas que solicitaram internação em centros de recuperação para dependentes químicos, as quais serão atendidas pelo Creas para os encaminhamentos necessários.

Dados recentes apontam que o Brasil possui mais de 227 mil pessoas em situação de rua, representando um aumento significativo de 935% nos últimos 10 anos. Esses números destacam a realidade das famílias, crianças, mulheres e idosos que não possuem um lar. É importante ressaltar que 90% dessas pessoas possuem habilidades de leitura e escrita, e 68% já tiveram emprego formal, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

A Prefeitura de Laguna, através da secretaria de Assistência Social, está continuamente atendendo a essas situações, oferecendo bolsas de trabalho na Fundação Irmã Vera, além de fornecer banho, alimentação, auxílio saúde (incluindo medicamentos e internações), roupas, cobertores, passagens de ônibus para retorno às suas cidades de origem, entre outros encaminhamentos.

É importante ressaltar que o Creas continuará realizando abordagens e acompanhando cada caso de forma contínua.

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias. 

Instagram

Facebook

© 2024Todos os direitos reservados Rádio e Tv Tubá.

Precisa de ajuda?