EXCLUSIVO: fiéis e jornalistas se reúnem no Vaticano e enchem a Praça São Pedro após a morte do Papa Francisco

A imprensa internacional está fazendo ampla cobertura do falecimento do papa


A Praça São Pedro nesta terça-feira (22) foi tomada por fiéis e jornalistas que acompanham de perto a morte do Papa Francisco, que ocorreu nessa segunda-feria (21). O pontífice tinha 88 anos.

O correspondente internacional da Rádio Tubá, Frei Mariosvaldo, esteve na praça e relatou uma multidão no local, desde a imprensa de todos os países, fiéis e turistas que chegam para prestar suas homenagens. De forma exclusiva para a emissora, ele cedeu algumas informações e fotos do local (veja no rodapé).

De acordo com o frei, que é natural de Capivari de Baixo, milhares de pessoas passaram pela Basílica de São Pedro e muitas outras devem chegar. Diversos fiéis são vistos visivelmente emocionados após a morte de Francisco. Segundo as informações do Vaticano, o velório aberto começa nesta quarta-feira (22). O caixão com o corpo do papa Francisco será trasladado da capela da Casa de Santa Marta para a Basílica de São Pedro.

“Acredito que 8h30 (horário local) eles começam a organizar a procissão. Vai ser uma procissão desde a capela de Santa Marta, que é a residência que o Papa Francisco escolheu. Entre 8h30 e 9h se realiza a procissão, onde tomam parte os cardeais, bispos e cerimonários do Vaticano, levam o caixão para a praça, passa na Praça de São Pedro e se organiza na Basílica de São Pedro. E ali, um pouco tempo, se permite aos fiéis que estarão esperando, para entrar na basílica, venerar e fazer a sua oração, e prestar homenagem ao Papa Francisco”, afirma o frei.

A Santa Sé informou os horários de visitação: quarta-feira, das 11h à meia-noite; na quinta-feira (24), das 7h à meia-noite; e na sexta-feira (25), das 7h às 19h.

O funeral do Papa Francisco foi agendado para o próximo sábado (26), a partir das 10h, na própria Basílica de São Pedro. De lá, o caixão contendo o corpo será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, conforme pedido do pontífice.

Ainda de acordo com o frei, por ser um Ano Santo e por ter sido marcado o Jubileu dos Adolescentes, juntamente da canonização do beato Carlo Acutis, milhares de pessoas com viagem marcada vão prestar suas homenagens ao papa falecido. A canonização foi cancelada e uma nova data será divulgada quando um novo papa for eleito pelo conclave.

Veja fotos:

Fotos: Frei Mariosvaldo/Rádio Tubá

Receba esta e outras notícias no WhatsApp. Clique aqui para entrar no grupo Rádio e TV Tubá – Notícias